Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Efeito Lula candidato derruba Bolsa e faz dólar disparar a R$ 5,80

08/03/2021 - 17:22
Dólar
O dólar já vinha em alta e disparou no meio da tarde desta segunda-feira (Imagem: Tags: BUSINESS)/File Photo)

O Ibovespa (IBOV) caiu mais de 3% nesta segunda-feira, a 111.470 mil pontos, após ministro do Supremo Tribunal Federal anular as condenações impostas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da operação Lava Jato.

dólar (USD/BRL) já vinha em alta e disparou no meio da tarde desta segunda-feira, pulando cerca de 5 centavos de real em três minutos após a decisão. A moeda americana é cotada a R$ 5,80, alta de 2%.

“A decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, coloca o ex-presidente Lula em condições de concorrer às eleições de 2022″, afirmou a equipe da XP Política em comentário a clientes.

Segundo o gabinete de Fachin, o ministro entendeu que Curitiba não tinha competência para julgar os processos e anulou todas as decisões proferidas nos casos do tríplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, da compra de uma sede para o Instituto Lula e das doações feitas ao instituto do ex-presidente.

Lula
A decisão de Fachin, na visão de um gestor ouvido pela Reuters, é negativa porque abre espaço para Lula concorrer em 2022 (Imagem: Lula/ Facebook)

A Procuradoria-geral da República vai recorrer da decisão, que agora precisará ser analisada pelo plenário da Corte.

A decisão de Fachin, na visão de um gestor ouvido pela Reuters, é negativa porque abre espaço para Lula concorrer em 2022 polarizando a disputa com o presidente Jair Bolsonaro, sem espaço para alguém de fora entrar e mudar o atual governo e também deve afetar o ambiente de aprovação de reformas.

“Bolsonaro pode se movimentar na direção de medidas mais populistas”, afirmou, acrescentando ainda que o risco de o PT voltar ao poder também ecoa os eventos dos últimos 10 anos, com aparelhamento de estatais, recessão econômica e corrupção.

A bolsa paulista já mostrava um viés negativo desde a abertura em meio a movimentos de realização de lucros e um quadro ainda preocupante sobre a Covid-19 no país.

Destaques

Localiza (RENT3) despencou 9,39% e Unidas (LCAM3) fechou com um tombo de 9,23%, após a rival Movida pedir ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para reprovar a operação para combinação de negócios entre as empresas de locação de veículos e gestão de frotas.

Marfrig (MRFG3) subiu 4,41%, antes de resultado trimestral.

O Credit Suisse elevou o preço-alvo da ação a 23 reais e reiterou Marfrig como sua ‘top pick’ no setor de proteínas, que vê se beneficiando do crescimento da demanda por carne bovina.

Magazine Luiza (MGLU3)  recuou 8,08%, tendo no radar o balanço do quarto trimestre, com empresas com relevante presença no e-commerce tendo fortes recuos.

B2W (BTOW3) caiu 6,78% e Via Varejo (VVAR3) cedeu 4,07%.

Nos EUA, Mercado Livre perdeu 6,85%.

Eztec (EZTC3) caiu 8,72%, com o índice imobiliário apresentando o pior desempenho entre os índices setoriais na B3, que recuou 6,04%.

Petrobras (PETR4)  perdeu 5,76%, afetada pelo noticiário político, em dia de queda do petróleo no exterior. Nem o novo aumento de combustíveis pela petrolífera de controle estatal evitou a queda.

A empresa recebeu do governo indicações para o conselho de administração.

Banco do Brasil (BBAS3) caiu 4,58%, pior desempenho entre os principais bancos de varejo do país, com a cena política também no radar.

Itaú Unibanco (ITUB4) recuou 3,18% e Bradesco (BBDC4)  cedeu 3,55%.

Entre os papéis de bancos no Ibovespa, Btg Pactual (BPAC11) perdeu 7,43%.

Vale (VALE3)  cedeu 0,54%, contaminada pela piora do sentimento na bolsa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 08/03/2021 - 18:57