Economia

Eike Batista sobre dívida com o BNDES: está tudo quitado

07 ago 2019, 0:20 - atualizado em 07 ago 2019, 0:21
Eike Batista
Eike Batista sobre dívida com o BNDES: está tudo quitado (Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Deputados da CPI do BNDES questionaram o empresário Eike Batista sobre empréstimos feitos pelo Banco entre 2003 e 2015 a outros países. Batista disse não conhecer as condições que envolveram os empréstimos brasileiros a países africanos e sul-americanos e afirmou, inclusive, que só há pouco tempo descobriu que as condições impostas a ele foram mais rigorosas do que os empréstimos feitos a outros países. Ele também afirmou que atualmente não deve mais nada ao BNDES.

“Existe uma consciência coletiva, sim, de que eu usurpei dinheiro público,  não paguei de volta e tô devendo até hoje. Tenho certeza que vossas excelências têm essa visão do grupo até hoje. Está tudo quitado”

O deputado Igor Timo (PODE-MG) criticou o empresário Eike Batista por não ter dado contribuição positiva para o desenvolvimento do País. “O tipo de parceria que o senhor fez, cedendo seus aviões… nós sabemos muito bem onde estão todos esses políticos que o senhor ajudou diretamente e o fim não foi diferente do seu.”

O deputado Delegado Pablo (PSL-AM) ponderou que o empresário poderia ter falado mais. “Mas a verdade é que ele também está envolvido no esquema. Ele foi alvo de operação da Polícia Federal, da 34ª fase da Lava Jato e foi condenado a 30 anos de cadeia, então ele faz parte do esquema criminoso, podia ter contado mais, mas já contou o bastante para a gente inclusive estender a investigação para outras pessoas”.

Requerimento

Delegado Pablo ainda apresentou um requerimento para convocar os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para depor na CPI do BNDES. O requerimento ainda será votado pelos integrantes do colegiado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.