Eleições 2022

Eleições 2022: Confira quem são os candidatos ao governo e ao senado no Mato Grosso do Sul

27 set 2022, 13:27 - atualizado em 27 set 2022, 13:27
Eleições
(Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

O início das eleições 2022 ocorrerá no próximo domingo, 2 de outubro, e os eleitores do Estado do Mato Grosso do Sul vão às urnas escolher seus representantes ao governo e ao senado, além da Presidência da República e deputados federais e estaduais.

Money Times traz a relação de nomes de candidatos e candidatas que disputam cargos ao governo e ao senado do Mato Grosso do Sul. Confira.

Candidatos ao governo no Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022:

André Pucinelli (MDB)

Foi secretário estadual de Saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos e governador de Mato Grosso do Sul também por duas gestões.

Capitão Contar (PRTB)

Em 2018, Contar disputou o primeiro pleito e foi eleito como deputado estadual mais votado. Natural de Campinas, em São Paulo, tem 38 anos, e é capitão da reserva do Exército Brasileiro.

Eduardo Riedel (PSDB)

Ele tem 53 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. É produtor rural e graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica. Foi presidente da Famasul, do Conselho do Sebrae/MS, vice-presidente e diretor da CNA. Foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, depois assumiu o cargo de secretário estadual de Infraestrutura.

Gisele Marques (PT)

Giselle Marques é advogada, tem 54 anos, e nasceu em Campo Grande. Foi gerente de Controle Ambiental do Imasul entre 2002 a 2004, e superintendente do Procon-MS entre 2004 a 2007. Nas eleições de 2018, Giselle concorreu ao Senado.

Adonis Marcos de Souza (PSOL)

Adonis é bacharel em Direito, militante de causas sociais e, até a sua escolha, era tido como pré-candidato ao Senado pelo partido. Tem 38 anos de idade e já encarou pleitos eleitorais, uma vez como candidato a deputado estadual, noutra como concorrente a mandato de vereador, em Campo Grande.

Marquinhos Trad (PSD)

Marcos Marcello Trad tem 57 anos. Nasceu em Campo Grande. É filho do ex-deputado federal Nelson Trad. É advogado e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do estado, além de professor universitário.

Rose Modesto (União Brasil)

Rose Modesto é professora, tem 44 anos, e nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. A deputada já atuou como vereadora de Campo Grande, entre os anos de 2009 e 2014. Em 2015, Rose tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, em 2016, chegou a disputar no segundo turno a prefeitura da Capital, mas perdeu. Em 2018, foi eleita deputada federal mais votada do estado.

Veja quem são os candidatos ao Senado por Mato Grosso do Sul nestas eleições:

Jeferson Bezerra (Agir36)

Jeferson Bezerra nasceu em Dourados e tem 49 anos. É formado em teologia e jornalismo. Ele foi candidato a vereador em 2016, e, em 2020, disputou a eleição para prefeitura de Dourados.

Henrique Mandetta (União Brasil)

Luiz Henrique Mandetta é medico ortopedista de formação. Foi deputado federal por Mato Grosso do Sul de 2011 a 2019. Foi ministro da Saúdo do governo de Jair Bolsonaro.

Odilon de Oliveira (PSD)

Odilon de Oliveira nasceu em Exu, Pernambuco, e tem 73 anos. Foi procurador autárquico federal de 1979 a 1981, promotor de justiça de 1981 a 1982, juiz de direito de 1982 a 1986, e juiz federal de 1987 a 2017. Aposentado do judiciário federal, foi candidato ao governo de Mato Grosso do Sul em 2018;

Tereza Cristina (PP)

Tereza Cristina Correa da Costa Dias tem 68 anos. Ela nasceu em Campo Grande. É engenheira agrônoma e produtora rural. Já foi diretora da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli no governo do estado e está no segundo mandato como deputada federal. Se licenciou do cargo entre 2019 e maio de 2022, para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Tiago Botelho (PT)

É bacharel em Direito pela UEMS, licenciado em História pela UFGD, especialista em Direitos Humanos e Fronteiras, mestre em Direito Agroambiental pela UFMT e doutor em Direito Socioambiental pela PUC-PR.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.