Eleições 2022

Eleições 2022 Espírito Santo: conheça os candidatos ao governo e ao senado

06 ago 2022, 10:00 - atualizado em 05 ago 2022, 20:03
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Espírito Santo.

Veja quem são os candidatos ao governo

Audifax Barcelos (Rede)

Audifax Barcelos (Rede) foi deputado federal pelo estado e prefeito de Serra por três mandatos. Economista e administrador de empresas, tem 58 anos e foi filiado ao PT, PDT e PSB antes da Rede.

Carlos Manato (PL)

Médico ginecologista, Carlos Manato (Solidariedade) foi diretor de diferentes hospitais até se candidatar a deputado federal, onde ficou de 2003 a 2019. Foi secretário especial da Casa Civil para a câmara dos deputados até junho quando se licenciou para concorrer à eleição.

Renato Casagrande (PSB)

Renato Casagrande (PSB) é o atual governador do Espírito Santo e tentará a reeleição em outubro. Vice-governador por um mandato, Casagrande foi deputado federal e senador pelo estado.

Aridelmo Teixeira (Novo) 

Aridelmo Teixeira (Novo) é ex-secretário de fazenda de Vitória. Professor em controladoria e contabilidade, é fundador da FUCAPE Bussiness School.

Guerino Zanon (PSD)

Guerino Zanon (PSD) foi prefeito de Linhares por quatro mandatos. Foi deputado estadual por duas vezes, sendo presidente da assembleia, e eleito uma delas como o mais votado do estado.

Vinicius Sousa (PSTU)

Vinicius Sousa é capitão da Polícia Militar do Espírito Santo, membro do Movimento Policiais Antifascismo (PAF) e militante da corrente política Revolução Brasileira.

Veja quem são os candidatos ao senado

Rose de Freitas (MDB)

Rosilda de Freitas tem 73 anos e é jornalista, professora e senadora filiada ao MDB. Nascida em Caratinga (MG), Freitas iniciou a carreira política ao se eleger deputada estadual por Espírito Santo em 1982. Tornou-se deputada federal em 1986 e ocupou o cargo por mais quatro mandatos. Em 2014, foi candidata a senadora pelo ES e foi eleita. Freitas foi candidata ao governo estadual em 2018, mas não conseguiu se eleger.

Magno Malta (PL)

Magno Malta, 64 anos, é pastor evangélico, cantor e ex-senador. Ingressou na vida política como vereador de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Foi deputado estadual e deputado federal pelo PTB. Em 2002, foi candidato a senador pelo Espírito Santo (ES), pelo partido PL. Malta foi eleito e acabou sendo reeleito em 2010. Disputou uma vaga no Senado nas eleições de 2018, porém não conseguiu votos suficientes.

Sergio Meneguelli (Republicanos)

Sergio Meneguelli é bacharel em Direito e ex-prefeito de Colatina. Disputou sua primeira eleição em 1998 como candidato a deputado federal, mas não se elegeu. Em 2004, foi eleito vereador de Colatina, cargo que ocupou por três mandatos. Nas eleições de 2016, venceu a disputa pela prefeitura de Colatina.

Josias da Vitória (PP)

Josias da Vitória, 51 anos, é deputado federal e policial militar. Atuou na Polícia Militar de 1990 até 2006, quando entrou para a reserva ao ser eleito para o primeiro mandato de deputado estadual pelo PDT. Foi reeleito em 2010 e 2014. No pleito de 2018 foi candidato a deputado federal pelo Cidadania e se elegeu.

Filipe Skiter (PSTU)

Natural de Vila Velha (ES), Filipe Skiter, 37 anos, é técnico administrativo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e dirigente da Central Sindical e Popular Conlutas ES. Formado em Letras, Skiter é professor da rede municipal de Vila Velha e membro do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe. Em 2014, foi candidato a deputado estadual pelo PSTU, mas não se obteve votos suficientes.

Nelson Junior (Avante)

Pastor evangélico e influenciador, Nelson Junior é formado em Teologia e pós-graduado em Gestão e Liderança. Junior é idealizador e líder do movimento ‘Eu escolhi esperar’, que prega a abstinência sexual até o casamento. Junior nunca disputou uma eleição.

Idalécio Carone (Agir) é empresário, atuou como secretário municipal em Vila Velha e pré-candidato a prefeitura.

Erick Musso (Republicanos) começou sua carreira como vereador de Aracruz, sendo o mais jovem a ocupar a cadeira de presidente da câmara, e esta em seu terceiro mandato como deputado estadual.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do BrasilClique aqui e deixe seu voto!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.