Tocantins

Eleições 2022 Tocantins: Veja quem são os candidatos ao governo e ao senado

07 ago 2022, 6:00 - atualizado em 06 ago 2022, 21:30
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Tocantins.

Conheça os nomes e perfis dos candidatos ao governo

Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Wanderlei Barbosa é candidato pelo Republicanos e atual governador do estado. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Mauro Carlesse, em março de 2022. Nascido em Porto Nacional (TO),  foi vereador de sua cidade natal e de Palmas. Em 2010 se elegeu como deputado estadual e foi reeleito em 2014.

Ronaldo Dimas (PL)

Nascido em Minas Gerais e formado em engenharia civil, Ronaldo Dimas é candidato a governador pelo Podemos. Foi deputado federal e prefeito de Araguaína por dois mandatos consecutivos. Ele foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins também por dois mandatos, entre 1997 e 2003, e secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano no Governo do estado do Tocantins, de 2011 a 2012.

Paulo Mourão (PT)

Paulo Mourão é engenheiro agrônomo e candidato a governador pelo PT. Natural Iniciou sua trajetória política como deputado federal em 1988. Foi prefeito do município de Porto Nacional e se elegeu deputado estadual pelo Tocantins em 2014. Tentou se candidatar ao Senado em 2010 e 2018, mas não recebeu votos suficientes.

Carmen Hannud (PCO)

O Partido da Causa Operária (PCO) decidiu lançar uma candidatura própria ao governo do Tocantins. A chapa é composta por Carmen Hannud Carballeda Adsuara, candidata ao governo, e Athos Daniel Rodrigues da Silva, vice da chapa.

Coronel Ricardo (PMB)

Ricardo Ignácio de Macedo é natural de Porto Nacional e tem 57 anos. É coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), onde exerceu diversos cargos. Esta é a primeira vez que Ricardo Macedo se candidata a um cargo público.

Irajá (PSD)

Natural de Goiânia (GO), Irajá Silvestre Filho tem 39 anos. É formado em Publicidade e Propaganda e já trabalhou como empresário e produtor rural. Filho da também senadora Kátia Abreu (Progressistas), Irajá já ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos, entre os anos de 2012 e 2018. Também atuou como Secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Em 2018, foi eleito o senador mais novo da história do país, com 35 anos.

Karol Chaves (PSOL)

Karol Chaves tem 41 anos e é natural de Osasco (SP), mas vive no Tocantins desde 1992. Ela é advogada, especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTQIs, e mestre em desenvolvimento regional.

Luciano de Castro (DC)

Luciano de Castro Teixeira é médico e profissional do Hospital Geral de Palmas (HGP). Nos últimos anos ele disputou as eleições para os cargos de deputado estadual, prefeito e depois vice-prefeito de Palmas, deputado federal e vereador da capital, mas não foi eleito e nunca ocupou cargo político.

Conheça os nomes e perfis dos candidatos ao senado

Kátia Abreu (PP)

Kátia Abreu nasceu em Goiânia (GO) e tem 60 anos. Após a morte do marido, se mudou para o norte do estado, que seria convertido em Tocantins, onde assumiu o controle da fazenda da família. Formada em Psicologia, fez carreira como produtora rural, chegando a presidir a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) por vários anos. Em 2002, foi eleita deputada federal. Em 2006, ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado, e repetiu o feito na eleição posterior. Em 2015, se licenciou do cargo para chefiar o Ministério da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Mauro Carlesse (Agir)

Mauro Carlesse é nascido em Terra Boa (PR). Em 2014, foi eleito deputado estadual e chegou a presidente da Assembleia Legislativa. Depois da renúncia do governador e da vice, assumiu interinamente o cargo até a realização de novas eleições. Em 2018 foi eleito governador do Tocantins, renunciando em março de 2022 após uma série de denúncias de corrupção.

Dorinha Rezende (UB)

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a Professora Dorinha, de 57 anos, nasceu em Goiânia (GO), se graduou em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é mestre em Educação. Dorinha chefiou a secretaria de Educação e Cultura de Tocantins por quase 10 anos. Em 2010, se candidatou pela primeira vez a deputada federal e foi eleita. No pleito seguinte, foi reconduzida ao cargo.

Ataídes Oliveira (Pros)

Ataídes de Oliveira, 62 anos, é goiano de Estrela Norte. Formado em Direito, Oliveira trabalhou como advogado e empresário. É dono do Grupo Araguaia, que reúne empresas do segmento de consórcio, construção civil, imobiliária, comércio de veículos automotores, marketing publicitário e concessionárias. Em 2011, chegou ao Senado Federal como suplente, depois do afastamento do titular por 4 meses. Dois anos depois, repetiu a dose, mas dessa vez cumpriu o mandato até o fim.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin