Eleições 2022

Eleições: Lula tem 47% e Bolsonaro tem 42% das intenções de voto, aponta Genial/Quaest

19 out 2022, 8:05 - atualizado em 19 out 2022, 8:05
eleições Lula X Bolsonaro
Em votos válidos, a pesquisa das eleições concluiu que Lula tem 52,8% e Bolsonaro 47,2% das intenções (Imagem: REUTERS/Adriano Machado e Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto para o segundo turno das eleições, aponta a última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada na manhã desta quarta-feira (19).

O primeiro colocado oscilou 2 pontos percentuais para baixo, em relação à última pesquisa, dentro da margem de erro.

Em segundo colocado está o presidente Bolsonaro (PL), com 42% das intenções de voto. Ele variou 1 ponto percentual para cima ante a última pesquisa das eleições, também dentro da margem de erro.

A 11 dias das eleições, a distância entre o primeiro e segundo colocado caiu de 8 para 5 pontos percentuais, mostrou a pesquisa.

Quem pretende votar em branco, nulo ou não votar representa 6% dos entrevistados, estável em relação ao último estudo. Já os que estão indecisos representam 5%, aumento de 1 ponto percentual ante pesquisa anterior, dentro da margem.

Em votos válidos, a pesquisa das eleições concluiu que Lula tem 52,8% de intenções, enquanto Bolsonaro possui 47,2% dos votos.

Na última pesquisa, o placar era 54% para Lula ante 46% para Bolsonaro.

A pesquisa usa a metodologia “likely voter”, que pondera o resultado a partir das chances de cada cidadão ir votar. O modelo foi pensado a partir de dados de comparecimento no primeiro turno das eleições e de pesquisas anteriores da Quaest, segundo Felipe Nunes, diretor do instituto.

Padrões repetidos

Em sua conta no Twitter, Felipe Nunes apontou alguns padrões percebidos pelas últimas pesquisas das eleições.

Bolsonaro começa a aparecer com vantagem fora da margem de erro no Sudeste. No Sul, ele leva boa vantagem, mas perde por 40 pontos no Nordeste”, mostrou.

Entre os homens, os dois candidatos empatam. Contudo, entre as mulheres, a vantagem de Lula é de 9 pontos, uma queda de 5 pontos percentuais ante a maior diferença já registrada, de 14 pontos.

Outra questão levantada é a polarização social, que se cristalizou no segundo turno dessas eleições, apontou o diretor da Quaest.

“Lula tem vantagem de 20 pontos entre quem tem renda mais baixa, enquanto Bolsonaro tem vantagem de 9 pontos entre quem tem renda mais alta. Eles empatam na renda familiar média”, avalia.

Nesta quarta-feira (19), Datafolha e PoderData também divulgam seus números.

Saiba mais! HENRIQUE MEIRELLES FALA SOBRE POLÍTICA ECONÔMICA E UMA POSSÍVEL VOLTA AO GOVERNO!

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.