BusinessTimes

Elon Musk começa guerra contra plataforma que quer ‘clonar Twitter’

10 abr 2023, 14:55 - atualizado em 10 abr 2023, 14:55
Twitter, Elon Musk
Twitter está em pé de guerra com dona de possível rival (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

O Twitter e a Substack estão em pé de guerra desde que a plataforma de newsletter anunciou, na última quinta-feira (5), o lançamento do Notes — um serviço de postagens curtas similar à rede social adquirida pelo bilionário Elon Musk.

Desde então, usuários da Substack contam que não conseguem compartilhar tuítes em suas newsletters. Além disso, há relatos de que tuítes com links da Substack tiveram o alcance reduzido e as funções de curtir, retuitar e responder desativadas.

Em nota enviada ao The Verge, os fundadores da Substack, Chris Best, Hamish McKenzie e Jairaj Seth, afirmaram que estão desapontados com a reação do Twitter em restringir o engajamento de postagem com links da plataforma de newsletter.

“Estamos desapontados porque o Twitter decidiu restringir a capacidade dos escritores de compartilhar seu trabalho”, diz a nota, em tradução livre. Atualmente, o serviço de newsletter é amplamente utilizado por escritores independentes nos Estados Unidos.

“O meio de subsistência [desses escritores] não pode estar ligado a plataformas nas quais não há controle sobre o relacionamento com o público e onde as regras podem mudar por capricho”, continua.

Na última semana, Elon Musk se manifestou sobre a polêmica ao responder o questionamento de um usuário do Twitter na rede social. No comentário, Musk nega que links da Substack tenham sido bloqueados no Twitter.

No entanto, o bilionário afirma que o endereço de IP da plataforma de newsletter não é confiável, uma vez que, segundo ele, a Substack tentou baixar parte do banco de dados do Twitter para fazer um clone da rede social.

*Com informações de The Verge

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.