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Elon Musk não interferiu na guerra da Ucrânia, desculpa-se biógrafo; entenda

14 set 2023, 16:49 - atualizado em 14 set 2023, 16:49
Elon Musk
Elon Musk rebateu afirmação em postagem no X, ex-Twitter (Imagem: Patrick Pleul/Pool via REUTERS)

Walter Isaacson, autor da mais recente biografia do bilionário Elon Musk, admitiu que errou ao sugerir que Musk teria agido para impedir ataque da Ucrânia a uma base naval russa. O trecho em questão havia sido publicado na última quinta-feira (7) no jornal Washington Post. A biografia chegou às livrarias apenas na terça-feira (12).

O autor havia afirmado que Musk pediu a seus funcionários que desligassem a cobertura Starlink, empresa na qual é dono, na costa da Crimeia, com o fim de impedir uma ação de drones ucranianos. No entanto, o bilionário rebateu em publicação no X, ex-Twitter, pontuando que as redes da Starlink já não estavam ligadas na região.

“Houve um pedido de emergência das autoridades governamentais para ativar o Starlink até Sebastopol. A intenção óbvia é afundar a maior parte da frota russa fundeada. Se eu tivesse concordado com o pedido deles, a SpaceX seria explicitamente cúmplice de um grande ato de guerra e escalada de conflitos”, explicou Elon Musk.

“Para esclarecer a questão do Starlink: os ucranianos ACHARAM que a cobertura estava habilitada até a Crimeia, mas não estava. Eles pediram a Musk que habilitasse para o ataque de drones à frota russa. Musk não permitiu isso, porque pensou, provavelmente com razão, que isso causaria uma grande guerra”, escreveu Isaacson ao se corrigir, na sexta-feira (8).

“Com base em minhas conversas com Musk, pensei erroneamente que a política de não permitir o uso do Starlink para um ataque à Crimeia havia sido decidida pela primeira vez na noite da tentativa de ataque furtivo ucraniano. Ele agora diz que a política tinha sido implementada antes, mas os ucranianos não sabiam disso, e naquela noite ele simplesmente reafirmou a política”, completou o escritor em resposta a uma postagem no X.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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