Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Em parceria com o Sebrae, governo federal lança programa que vai incentivar empregos, qualificação e renda

Gabriela Mackert Occhipinti
28/01/2022 - 15:20
Assinatura do Programa no Palácio do Planalto
Assinatura do Programa no Palácio do Planalto (Imagem: Charles Damasceno/ASN)

A iniciativa, que terá apoio do Sebrae, é destinada a jovens entre 18 e 29 anos e pessoas com mais de 50 anos, por meio da oferta de atividades laborais, cursos de qualificação e bolsas de incentivo aos participantes de todo Brasil.

O governo federal lançou, nesta sexta-feira (28/1), o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. A iniciativa, em parceria com o Sistema S, vai fomentar a empregabilidade, promover a qualificação da mão de obra e gerar renda para milhares de pessoas de todo país. O Sebrae integra o corpo executivo do programa, oferecendo conhecimentos sobre empreendedorismo dentro dos cursos oferecidos pelo Sistema S.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante a cerimônia de lançamento, que o programa faz parte da série de iniciativas do governo para alavancar a economia brasileira. O ministro do Trabalho e Emprego, Onyx Lorenzoni, ressaltou que o público-alvo do programa são pessoas desempregadas ou em situação de informalidade.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário é uma oportunidade para pessoas que estão desempregadas. Quick destacou o potencial de transformação de vidas de políticas públicas como essa.

“O Sebrae vai ensinar os princípios do empreendedorismo, plantar a semente. Muitas pessoas que nesse momento não estudam e nem trabalham poderão exercer uma atividade, receber bolsas de incentivo e ainda sair com uma profissão ou um projeto de negócio”, observou o diretor técnico.

Lançamento do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário e Assinatura do Protocolo de Intenções (Imagem: Charles Damasceno/ASN)

Quem pode participar?

O programa irá oferecer oportunidades aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação, priorizando os jovens entre 18 e 29 anos e também os trabalhadores acima de 50 anos que estão fora do mercado há mais de dois anos.

Os participantes irão prestar serviços voluntários nas prefeituras que aderirem ao programa, recebendo bolsa de incentivo referente às horas trabalhadas, proporcional ao salário-mínimo vigente. Dentro do programa, serão ofertados treinamentos, de no mínimo 20h por mês, em áreas de interesse para a indústria, o comércio, o campo e o cooperativismo.

Última atualização por Gustavo Kahil - 28/01/2022 - 15:20

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto