Em resposta a ciberataques russos, Biden recrimina uso de cripto na evasão de sanções 

15/04/2021 - 15:38
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
Joe Biden
Com nova ordem executiva, Biden aumenta restrições contra a Rússia e entra em defesa da soberania territorial ucraniana (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

Ontem (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu uma ordem executiva declarando emergência nacional e expandindo sanções em resposta a ciberataques russos.

A ordem estabelece prioridades abrangentes para o Tesouro impedir transações, nos Estados Unidos, feitas por quaisquer pessoas que o Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) determinou estarem envolvidas em uma gama de atividades, a qual inclui trabalhar com o setor de tecnologia russo ou participar de “ações ou políticas que prejudicam processos ou instituições democráticas dos Estados Unidos ou estrangeiras”.

Simultaneamente, a OFAC atendeu à ordem ao barrar instituições americanas de comprarem títulos russos ou concederem empréstimos ao Banco Central Russo, ao Ministério das Finanças ou ao Fundo de Tesouro Nacional da Rússia.

Junto do comunicado, a Agência acrescentou 28 endereços cripto – incluindo BTC, ETH, LTC, BCH, DASH, ZEC e XVG – associados às novas adições à sua lista de sanções. Em 2020, a OFAC sancionou endereços cripto ligados a supostas tentativas de interferência na eleição presidencial de 2016.

A ordem tem como alvo qualquer um que facilite “transações enganosas ou articuladas ou acordos que contornam quaisquer sanções dos Estados Unidos, incluindo por meio do uso de moedas ou ativos digitais ou por meio do uso de ativos físicos”.

Outros alvos da OFAC incluem a Agência de Pesquisa da Internet e o Projeto Lakhta, que foram descobertos graças a carteiras digitais.

Os termos da ordem emitida são abrangentes. Incluída está a defesa da soberania territorial de aliados dos Estados Unidos, que ocorre à medida que a Rússia aumenta a quantidade de tropas na fronteira com a Ucrânia e com as regiões separatistas de Lugansk e Donetsk.

Os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin conversaram ao telefone nesta semana, e na transcrição da conversa, a Casa Branca enfatizou seu apoio à soberania territorial da Ucrânia – assunto esse ausente no documento emitido pelo Palácio Estatal do Kremlin, da Rússia.

Recentemente, o The Block informou em uma pesquisa que a indústria de defesa dos Estados Unidos estava fortemente associando criptomoedas com evasão de sanções.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 15/04/2021 - 15:38

Cotações Crypto
Pela Web