Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Embraer e Pratt & Whitney vão desenvolver combustível de aviação 100% sustentável

Giovana Leal
30/11/2021 - 9:49
Embraer
Embraer e Pratt & Whitney firmam parceria para programa de demonstração de voo de combustível de aviação 100% sustentável (Imagem: Embraer/Youtube)

Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (30) uma parceria com a Pratt & Whitney para colaboração nos estudos de combustível de aviação 100% sustentável (SAF, na sigla em inglês).

As equipes técnicas das duas empresas trabalharão em conjunto para definir um plano integrado de testes de solo e voo com uso de 100% de SAF em uma aeronave E195-E2, da Embraer, com motores GTF.

Segundo as duas companhias, a iniciativa reflete o compromisso compartilhado da Embraer e da Pratt & Whitney em apoiar as ambiciosas metas ambientais da indústria da aviação, incluindo a de atingir zero emissões líquidas de CO2 nos voos até 2050.

O SAF é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e pode reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80% quando comparado com o combustível fóssil para aviação.

Hoje, os padrões da ASTM International permitem que as aeronaves operem com SAF em misturas de até 50% com querosene. A Embraer afirma que a colaboração entre fabricantes aeronáuticos, fornecedores de combustível e reguladores permitirá que novos padrões certifiquem a operação com 100% do combustível.

“Temos o compromisso de aprimorar continuamente a eficiência e o desempenho de nossos produtos e, ao ampliar ainda mais sua compatibilidade com o SAF, possibilitaremos que nossos clientes operem da forma mais sustentável possível”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

O jato da Embraer, E195-E2, oferece mais de 24% em melhoria de eficiência de combustível e emissões mais baixas de CO2 por assento do que a geração anterior do E195. A Pratt & Whitney equipa uma série de outras aeronaves da Embraer.

Veja o comunicado da Embraer:

Última atualização por Diana Cheng - 30/11/2021 - 9:49

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web