Embraer (EMBJ3) começa 2026 com metas cumpridas e analistas apontam motivos para comprar ação
A Embraer (EMBJ3) começou o ano de 2026 sem pendências vindas do ano anterior, após cumprir com o que se propôs a entregar. Na noite de terça (7), a fabricante de aeronaves brasileira reportou entregas de 32 aeronaves comerciais e 53 jatos executivos no quarto trimestre, atendendo às suas orientações de entrega para 2025.
A companhia reportou um total de 91 aeronaves no quarto trimestre de 2025 (4T25), um aumento de 21% no ano contra ano.
Em 2025, a Embraer entregou 155 jatos executivos, atingindo o topo do guidance anual de 145–155, e 78 aeronaves comerciais, resultado próximo ao limite inferior do guidance de 77–85. Para o BTG Pactual, o número de entregas acima do esperado traz viés positivo para as estimativas do balanço do 4T25.
O banco reitera recomendação de compra para EMBJ3, colocando a ação como uma de principais escolhas para a temporada de resultados.
“No geral, o noticiário mais construtivo do lado da demanda em praticamente todos os negócios da Embraer, aliado a um trimestre sólido em termos de resultados e geração de fluxo de caixa, e ao fato de a ação ainda negociar com desconto frente a pares globais, nos leva a reiterar Embraer como uma de nossas principais escolhas”, dizem os analistas.
Em dia negativo para o Ibovespa (IBOV), as ações performam entre as maiores altas do índice no pregão desta quarta-feira (7). Por volta de 12h (horário de Brasília), EMBK3 subia 2,28%, cotada a R$ 95,20. Acompanhe o tempo real.
Consenso para Embraer é de compra
Analistas do Bradesco BBI ponderam que, após a Embraer atingir sua orientação para entregas, a indicação de que a companhia irá atender aos aspectos financeiros do guidance também é positiva.
“Os números reportados trazem um fator que pode ser construtivo para margens que ficarão mais claras com a composição de clientes assim que a Embraer divulgar as entregas detalhadas: uma composição de aviação comercial com maior participação de aeronaves E1 em base anual”, avalia o BBI.
A casa mantém recomendação de compra para a ação EMBJ3, com preço-alvo de R$ 99 para 2026.
O Santander avalia as entregas como fortes, dados os robustos volumes de jatos executivos, o desenvolvimento na aviação comercial e também as entregas surpreendentes na divisão de defesa.
Na visão do banco, os dados devem levar a um resultado financeiro e a um fluxo de caixa saudáveis nos resultados do quarto trimestre de 2025. A classificação do Santander para as ações é outperform, equivalente à compra.