Empresa de investimentos lança ETF de bitcoin à vista no Canadá

01/12/2021 - 11:21
Bitcoin BTC Canadá
O fundo da Fidelity terá gestão ativa e irá obter bitcoin físico diretamente, ao invés de obter exposição por meio de um instrumento de derivativo (Imagem: Pixabay/cryptostock)

Conforme noticiado pelo Decrypt, a companhia de investimentos Fidelity Investments lançou seu fundo negociado em bolsa (ETF, na sigla em inglês) com garantia em bitcoin (BTC) físico.

No entanto, não há muito a ser comemorado pelos investidores brasileiros, visto que o fundo da companhia – que recebeu o nome de “Fidelity Advantage Bitcoin ETF (FBTC)” – foi listado na Bolsa de Valores de Toronto.

Segundo o Decrypt, a Fidelity faz parte das doze empresas que enviaram pedidos para listagem de ETFs de bitcoin à vista nos Estados Unidos. No entanto, a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio (SEC), até agora, rejeitou os pedidos para um ETF da criptomoeda à vista, pois este oferece exposição direta ao bitcoin.

Com isso, a companhia de investimentos deu sequência à sua aplicação para listagem do ETF à vista no Canadá. O fundo da Fidelity terá gestão ativa e irá obter bitcoin físico diretamente, ao invés de obter exposição por meio de um instrumento de derivativo.

De acordo com o Decrypt, a mudança de local para listagem do ETF de bitcoin à vista da Fidelity, que tem mais de US$ 4 trilhões em ativos sob gestão, foi comentada por analistas da Bloomberg. Em um tuíte compartilhado ontem (30), Eric Balchunas, analista sênior de ETF na agência de notícias, escreveu:

Deveria ser vergonhoso para a SEC que um dos maiores e mais conhecidos nomes de investimentos dos Estados Unidos foi forçado a ir mais ao norte para atender a demanda de seus clientes.

Segundo o Decrypt, a presença da Fidelity no mundo cripto não é tão nova assim. Poucos dias atrás, a empresa de investimentos recebeu autorização para lançar o “Fidelity Clearing Canada”, a primeira solução do país que oferece negociação de ativos digitais e serviços de custódia. 

No início deste ano, em uma pesquisa com investidores institucionais, a Fidelity Digital Assets, braço cripto da empresa, descobriu que 70% dos participantes tinham a intenção de comprar ou investir em ativos digitais no futuro próximo, sendo que 90% deles planejam fazer isso até 2026.

Última atualização por Vitória Martini - 01/12/2021 - 11:25

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web