CryptoTimes

Endereços ativos na rede Ethereum duplicaram devido ao crescimento constante do setor DeFi

23 jul 2020, 11:01 - atualizado em 23 jul 2020, 11:15
Essa métrica ajuda a entender quantos usuários interagem com a plataforma Ethereum diariamente (Imagem: Ethereum)

Há algumas semanas, os endereços ativos no blockchain Ethereum ultrapassaram 500 mil (em uma média móvel exponencial de sete dias) pela primeira vez desde a febre das ICOs em 2017.

Endereços ativos representam o número de endereços únicos que ou enviaram ou receberam cripto diariamente. Nesse caso, ajuda a estimar quantos usuários interagem com a Ethereum todos os dias (apesar da ressalva de que um único usuário pode controlar inúmeros endereços).

Número de endereços ativos da Ethereum (Imagem: Portal da Messari)

Clique aqui para explorar o gráfico acima.

Como resultado desse aumento recente na atividade de usuários únicos, o número de endereços diários ativos na Ethereum duplicou e agora está ultrapassando o percentual da rede Bitcoin.

Endereços ativos do Bitcoin vs. Ethereum (Imagem: Portal da Messari)

Clique aqui para explorar o gráfico acima.

O desenvolvimento é outro sinal do crescimento do setor de finanças descentralizadas (DeFi), que teve um trimestre bem-surpreendente em quase todas as métricas. Provavelmente, usuários estão se apressando para adquirir alguns desses supertokens e participar do fenômeno de “liquidity mining”.

“Liquidity mining” é uma abordagem de formação de mercado, em que o emissor de um token ou corretora pode recompensar um pool de mineradores que fornecem liquidez para um token específico.

Embora febres como essa sejam breves, um influxo de novos usuários com bolsos cheios podem dar aos projetos DeFi liquidez e tempo suficiente para que refinem seus produtos e dependam de grande parte de seus usuários caso algo ruim aconteça.

Porém, na última semana, o número de endereços ativos caiu, como destacou a CoinMetrics. Essa redução pode ser uma consequência do contínuo aumento das taxas de transação da Ethereum.

De fato, os crescentes custos de gás indicam uma alta demanda por espaço em blocos e somam o orçamento de segurança da rede como um todo.

Porém, altas taxas podem prejudicar a experiência de usuário (UX), principalmente para aqueles que realizam transações com pequenas quantias. Transações muito caras podem espantar possíveis usuários.

Taxas médias de transação na Ethereum (Imagem: Portal da Messari)

Clique aqui para explorar o gráfico acima.

Esse aumento na atividade DeFi ajudará o ether? Não necessariamente. Ether só irá defender seu prêmio monetário conforme usuários exigem garantias com necessidade mínima de confiança. Porém, usuários aumentaram optaram mais por stablecoins nos últimos seis meses.

O crescimento acelerado
do setor de Finanças Descentralizadas (DeFi)

Existem outras catálises, como o lançamento da Ethereum 2.0 ou a EIP-1559, combinados ao progresso do setor DeFi, podem ter um impacto positivo no prêmio monetário da Ethereum.

O crescimento relativamente modesto no número de endereços ativos do Bitcoin não é muito surpreendente, já que o preço da criptomoeda variou entre US$ 9 mil e US$ 10 mil nos últimos dois meses.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.