Radar do mercado

Eneva (ENEV3) avalia participação na IBV Petróleo; Cosan (CSAN3) compra ações da Vale (VALE3); veja destaques

10 out 2022, 9:11 - atualizado em 10 out 2022, 9:11
Eneva ENEV3
Empresa ainda precisaria de aprovação da operação pelo conselho de administração. (Imagem: Facebook/ Eneva)

Eneva (ENEV3) é um dos destaques corporativos desta segunda-feira (10) após informar na madrugada de sábado que está em fase de avaliação preliminar para a aquisição de participação na IBV Brasil Petróleo ou de fatia minoritária na concessão BM-SEAL-11 operada pela Petrobras (PETR4).

A Eneva afirmou que apresentou proposta não vinculante condicionada à “conclusão satisfatória de auditoria jurídica, financeira e técnica dos ativos, à negociação satisfatória de um contrato de compra e venda e o cumprimento de todas as condições precedentes”.

A empresa ainda precisaria de aprovação da operação pelo conselho de administração da companhia. A Eneva afirmou que a avaliação está alinhada com o planejamento estratégico de ampliar o acesso a reservas de gás para monetizar potenciais expansões de seus ativos em Sergipe.

Cosan e Vale

Os papéis da Cosan (CSAN3) despencaram 8,39%, a R$ 16,71, na sexta-feira (7) após a companhia anunciar a compra de uma fatia de 4,9% do total de ações ordinárias da mineradora Vale (VALE3) — equivalente a aproximadamente R$ 18 bilhões.

Segundo a Cosan, o investimento faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da companhia, que investe “em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.

A empresa acrescentou que pretende aumentar sua participação na Vale e buscará imediatamente a aprovação do Cade

Azul

Azul (AZUL4) prevê uma ampliação de cerca de 30% de suas rotas em 2023, apoiada em parte com a conquista de um número significativo de slots no aeroporto paulistano de Congonhas, disse o presidente-executivo da companhia aérea, John Rodgerson.

“Devemos crescer bem em Congonhas a partir do ano que vem”, disse Rodgerson em entrevista à Reuters na matriz da companhia em Alphaville, São Paulo.

Oncoclínicas

Oncoclínicas (ONCO3) anunciou nesta segunda-feira (10) que assinou uma parceria com a Unimed Nacional para a criação de uma nova companhia com foco em serviços de cuidado oncológico integral. A parceria é voltado a cooperativas integrantes do Sistema Unimed.

*Colaboraram Giovana Leal e Iasmin Rao Paiva, com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.