Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Entrando no setor elétrico em plena crise hídrica: quais ações ter na carteira?

Lucas Eurico Simões
15/10/2021 - 10:33
Ômega Geração
Com relação ao nicho de transmissão, os impactos da crise hídrica tendem a ser menores, já que o faturamento é dado pela disponibilidade das linhas e não pela quantidade de energia transmitida (Imagem: YouTube/Omega Energia)

Muito se discute ainda sobre até quando a crise hídrica vai durar no Brasil: de um lado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vê ainda um cenário “bastante preocupante” para 2022, diante de seca nos reservatórios de hidrelétricas; e na outra ponta, o presidente Jair Bolsonaro pede a suspensão da bandeira tarifária vermelha nas contas de luz e que se retome a cobrança “normal” a partir do próximo mês.

O aperto sentido no bolso dos brasileiros na hora de pagar a conta de luz é semelhante ao que as empresas do setor elétrico têm vivenciado neste momento energético desafiador (pior regime de chuvas nos últimos 91 anos no Brasil, e lembrando que a fonte hidrelétrica a principal no país).

Portanto, há que se ter cautela com as ações do ramo.

Mas, será que há boas oportunidades de entrada aos investidores neste momento? Para analista do Inter Research, a resposta depende de qual companhia se está falando.

“Embora o cenário de curto prazo seja desafiador, considerando que ainda não sabemos ao certo os efeitos para 2022 da incidência de chuvas no período úmido que se inicia agora, entendemos que a crise hídrica não será perpetua, e acreditamos que a dinâmica de médio e longo prazo deverá retornar ao quadro normal, eventualmente”, explica Rafael Winalda, que assina relatório obtido pelo Money Times.

O especialista explica que com relação ao nicho de transmissão, os impactos da crise hídrica tendem a ser menores, já que o faturamento é dado pela disponibilidade das linhas e não pela quantidade de energia transmitida.

“A exposição a empresas ligadas a este negócio é vista como investimentos defensivos, podendo ser bem rentáveis, a depender da companhia”, reforça.

Veja a seguir as recomendações do Inter Reserach no setor elétrico, obtidas pelo Money Times:

Empresa Código Recomendação Preço-alvo (R$) Potencial (%)
Omega OMGE3 Compra 47 46
AES Brasil AESB3 Neutra 16 28
Engie EGIE3 Neutra 47 24
Alupar ALUP11 Compra 30 23
Taesa TAEE11 Neutra 39 7
Transmissão Paulista TRPL4 Neutra 27 10

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento

Crise hídrica e a Bolsa: está na hora de fugir das elétricas?

Se você está de olho nos noticiários, sabe que a crise hídrica está afetando a economia do país como um todo, mas também pode estar afetando o seu bolso.

Para entender como os investidores estão sofrendo com o problema, o Money Times entrevistou o analista da EmpiricusMatheus Spiess. Confira no vídeo acima.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 15/10/2021 - 10:33

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web