BusinessTimes

Entrega de fertilizantes no Brasil deve bater recorde em 2020, diz StoneX

04 dez 2020, 18:24 - atualizado em 04 dez 2020, 18:24
Fertilizante
Até outubro, as internalizações do complexo NPK totalizam cerca de 25,15 milhões de toneladas (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

As entregas de fertilizantes no Brasil devem crescer 5% em 2020, para o recorde de 38,05 milhões de toneladas, estimou a consultoria StoneX nesta sexta-feira, ao elevar sua projeção em 3%, impulsionada pelo ritmo de comercialização de adubos e pela oferta doméstica.

Segundo a consultoria, a revisão do volume para o ano corrente segue forte aquecimento das importações de adubos em outubro, e indicação de contínua internalização em novembro.

“O ritmo de importações decorre de forte negociação na ponta do consumidor final, movimento observado desde dezembro do ano passado e refletido no indicador de comercialização de fertilizantes”, disse em nota a analista de inteligência de mercado da StoneX Gabriela Fontanari.

Até outubro, as internalizações do complexo NPK totalizam cerca de 25,15 milhões de toneladas, montante 12,7% superior ao registrado no mesmo período de 2019, citou a análise.

“O maior otimismo dentre os produtores de grãos, alavancado pelo fortalecimento das cotações, e mercado doméstico confortavelmente abastecido pelas expressivas internalizações ao longo dos últimos meses corroboram para estimativa de novo recorde de consumo em 2020, e avanço anual mais acentuado frente safras anteriores.”

Além disso, a StoneX estima que há sinalizações de que as fortes importações e ritmo de comercialização perdurem pelos próximos meses.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.