Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Esqueceu do presente? 5 executivas indicam livros para presentear no Dia das Mães; confira

Gabriela Mackert Occhipinti
06/05/2022 - 17:11
livros dia das mães
Executivas que também são mães indicam livros para presentear neste 08 de maio (Imagem: Clay Banks/Unsplah)

Neste domingo (08), é comemorado o Dia das Mães. Mesmo que nos últimos anos tenham se intensificado as discussões sobre a adaptação das empresas para receber profissionais mulheres, o tema da maternidade e mercado de trabalho ainda está longe de ser tratado da melhor forma por todos.

Como prova disso, um estudo com 247 mil mães, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que metade das mulheres que ficam grávidas perde seus empregos.

Mais do que nunca, as mães também estão se tornando as responsáveis financeiras de suas famílias, marcando presença no mercado de trabalho. Assim, encontrar um equilíbrio entre esses dois papéis não é uma tarefa nada fácil.

Convidamos mulheres que vivem isso na pele, como mães e executivas, para indicar livros sobre carreira, liderança e competências profissionais para presentear nesse dia das mães, confira:

Gabriela Viana, co-CEO da Friday Pagamentos

“Fui dispensada de uma grande consultoria quando informei que estava grávida. Em outro momento, também fui desligada da empresa, no retorno da minha segunda licença maternidade. Ou seja, fui impactada 100% das vezes que fiquei grávida. Em ambos os momentos, tive o privilégio de não ter uma necessidade financeira que piorasse uma notícia que já era muito ruim, o que me permitiu usar esse tempo a meu favor, ficando com cada bebê um ano inteiro. Mas, sim, há impactos relevantes – para usar um eufemismo – em conciliar maternidade e carreira. Se esses impactos existem para profissionais de maior qualificação, sabemos que são ainda mais cruéis em profissões não executivas”, diz a co-CEO da Friday Pagamentos, Gabriela Viana.

Viana indica como obras:

  • Tudo é Rio, de Carla Madeira (Editora Record);
  • Minha História, de Michelle Obama (Editora Objetiva);
  • O Amor de uma Boa Mulher, de Alice Munro (Editora Companhia das Letras).

“Uma dica que recebi anos atrás foi a de estar totalmente presente quando estiver no trabalho, e totalmente presente, quando estiver com a família. É mais fácil falar do que fazer, mas acho uma boa meta a ser atingida, mesmo que com falhas”, aconselha.

Thaís Ischiara, head de marketing e impacto na Caravel X

“Eu sempre pensei em ser mãe, mas tinha medo de abrir esse meu desejo nas empresas por onde trabalhei. Infelizmente, temos uma cultura ruim enraizada em diversos lugares, que a mulher que almeja a maternidade ou já tem filhos terá menos chance de conseguir cargos de liderança. Isso acaba afetando nossas decisões, oportunidades e posicionamento”, afirma a head de marketing e impacto na Caravel X, Thaís Ischiara.

Ischiara indica os seguintes livros:

  • Comece pelo porquê, de Simon Sinek (Editora Sextante);
  • Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck (Editora Objetiva);
  • Do Zero a Um, de Peter Thiel (Editora Objetiva).

“Quando decidi sair do meu antigo trabalho e recebi a proposta da minha atual empresa, me lembro, perfeitamente, da conversa com o sócio da Caravel X, Alexandre Salmon, quando, proativamente, mencionei a maternidade como um desejo próximo, pronta para ser julgada e encerrar a conversa. E, na verdade, fui acolhida. Com certeza, foi um fator decisivo para aceitar a proposta. Hoje estou grávida e feliz por estar em um ambiente acolhedor. Atualmente, é falado muito mais sobre esse tabu e espero, de verdade, que as coisas melhorem ainda mais”, acrescenta a executiva.

Carla Melhado, presidente da Mutant

“A missão de ser presidente de uma multinacional exige muita intensidade e dedicação, assim como na maternidade. A rotina de ser mãe é maravilhosa, mas não podemos negar que ela é muito dura e intensa. A transição da maternidade para a volta ao trabalho assusta principalmente por deixar um ser que é tão dependente de você, mas a volta às atividades cotidianas desenvolvem maturidade e sabedoria para lidar com tudo”, pontua a presidente da Mutant, Carla Melhado.

A Presidente da Mutant indica:

  • A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção, de Reed Hastings e Erin Meyer (Editora Intrínseca).

“O principal desafio é conseguir conciliar o lado profissional e pessoal sem sentir medo ou culpa por se dedicar à sua família ou à sua profissão, o mais importante é como dedicamos esse tempo. Quando ficamos muito tempo de um lado só, não olhamos as coisas com a devida atenção e os problemas acabam se potencializando em ambas as partes. A rotina ocupa tanto o nosso dia a dia que os momentos prazerosos se reduzem, então o segredo é ter equilíbrio e tempo de qualidade”.

Rayssa Fonseca, coordenadora de marketing da Squid

“Estar em um cargo de liderança demanda um aprimoramento contínuo e dedicação para resultados positivos e, por isso, a possibilidade da maternidade me causava um grande temor, que era a dúvida se eu conseguiria manter minha performance no trabalho não podendo mais dedicar tanto do meu tempo. Porém, apesar de desafios como a conciliação de muitas tarefas para poucas horas do dia, a maternidade ajudou a moldar a profissional que sou hoje, aprimorando em mim algumas características que já faziam parte da minha personalidade, como a empatia e a aceitação de situações que não estão sob o meu controle”, declara a coordenadora de marketing da Squid, Rayssa Foncesa.

A executiva indica para presentear os seguintes títulos:

  • Crianças Dinamarquesas, de Jessica Joelle Alexander e Iben Dissing Sandahl  (Editora Fontanar);
  • Um Toc Na Cuca – Tecnicas Para Quem Quer Ter Mais Criatividade Na Vida, de Roger Von Oech (Editora De Cultura).

Roberta Vasconcelos, CEO e cofundadora do BeerOrCoffee

“Contemplar diferentes perfis de profissionais é uma dessas missões e as mães com certeza estão incluídas. Sabemos da necessidade que existe em contar com uma rede de apoio, por isso procuramos trazer espaços parceiros que dão suporte e apoio às mães, promovendo qualidade de cuidado, carinho e conforto para elas e aos filhos”, relata a CEO e cofundadora do BeerOrCoffee, Roberta Vasconcelos.

A CEO indica como obras:

  • O Jogo Infinito, de Simon Sinek (Editora Sextante);
  • A Regra é Não Ter Regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção, de Reed Hastings e Erin Meyer (Editora Intrínseca);
  • A Marca da Vitória: A autobiografia do criador da Nike, de Phil Knight (Editora Sextante).

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Gabriela Mackert Occhipinti - 10/05/2022 - 12:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de marketing?
Receba todo sábado as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto