CryptoTimes

Ethereum Foundation anuncia nova linguagem de programação para seu ecossistema

14 out 2020, 8:50 - atualizado em 14 out 2020, 8:50
A linguagem Fe ainda passará por testes antes de ser incluída ao ecossistema (Imagem: Ethereum/Snake Charmers)

A Ethereum Foundation anunciou uma nova linguagem de programação para contratos autônomos (ou “smart contracts”) chamada “Fe” (e pronunciada como “fi”) para o ecossistema.

Contrato autônomos são processos automatizados que executam uma ação quando condições específicas forem atendidas.

Atualmente, grande parte das aplicações da Ethereum são escritas na linguagem de programação Solidity, mas ter mais opções para desenvolvedores será algo positivo para o ecossistema, segundo Christoph Burgdorf, engenheiro de software da Ethereum Foundation.

Fe nasceu como uma reformulação de Vyper (Rust), uma linguagem de programação para a Ethereum Virtual Machine (EVM). Além disso, herda diversas características da Vyper, afirma Burgforf.

“Nessa etapa inicial do desenvolvimento, a diferença entre Fe e Vyper ainda são limitadas”, disse ele, acrescentando que Fe começará a ficar mais parecido com Rust, pois terá algumas propriedades sintáticas da Rust.

Burgdorf destacou que o desenvolvimento de Fe progrediu significativamente no último mês e que a Ethereum Foundation está otimista em acrescentar suporte para todos os recursos utilizados em um contrato padrão ERC-20 e conseguir compilar um até o fim de 2020.

“Para deixar bem claro, o compilador não será, de forma alguma, uma opção viável para produzir um ERC-20 até então, mas esperamos demonstrar as capacidades da Fe com um exemplo prático e bem-compreendido”, disse Burgdorf.