EUA acusam bilionário John McAfee por fraude cripto e promoção ilegal de ICO

The Block
The Block
06/03/2021 - 15:08
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
McAfee sempre se gabou de sua vida extravagante e, ao longo dos anos, sempre foi alvo de polêmicas (Imagem: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)

John McAfee foi indiciado pelo Distrito Sul de Nova York por acusações relacionadas a cripto, segundo a Procuradoria-Geral do Distrito Sul dos EUA.

As acusações incluem conspiração à fraude de valores mobiliários, fraude eletrônica e lavagem de dinheiro em atividades relacionadas a seu empreendimento cripto chamado “McAfee Team”.

Jimmy Watson, consultor executivo do McAfee Team, também foi acusado. Autoridades policiais o prenderam na última quinta-feira (4), no estado do Texas.

Neste momento, McAfee está preso na Espanha por outras acusações de evasão fiscal enviadas em 2020 por promotores americanos. Sua extradição para os EUA está em andamento.

McAfee e Watson alegadamente usaram o Twitter para criar interesse em diversos ativos por meio de “declarações falsas e enganosas”, resultando em ganhos de mais de US$ 13 milhões.

A denúncia acusa os dois de realizarem esquemas de “pump and dump”, adquirindo moedas negociadas publicamente e promovendo-as para impulsionar seu preço antes de vendê-las para obter ganhos financeiros.

Promotores também alegam que os dois promoveram ofertas iniciais de moeda (ICOs, na sigla em inglês) em suas contas sem divulgarem adequadamente seus investimentos ou posições.

“Os réus alegadamente usaram a conta no Twitter de McAfee para publicar mensagens a centenas de milhares de seus seguidores, divulgando diversas criptomoedas por meio de declarações falsas e enganosas para ocultar seus motivos verdadeiros e egoístas”, declarou Audrey Strauss, procuradora-geral de Manhattan.

McAfee e Watson podem cumprir pena, pois cada acusação possui uma sentença máxima de pelo menos cinco anos. Ambos também podem sofrer penalidades financeiras.

Nessa sexta-feira (5), em outra acusação, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) enviou um processo judicial contra McAfee e Watson, em relação aos esquemas de “pump and dump”.

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) também já enviou um processo judicial contra McAfee, buscando por compensações e penalidades civis em relação à sua atividade com ICOs.

Como identificar um golpe de criptoativos?

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/03/2021 - 15:08

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto