Como identificar um golpe de criptoativos?

15/11/2019 - 14:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Esquema de “pump and dump” é bem conhecido no mercado tradicional, mas é uma ameaça iminente para o mercado de criptoativos (Imagem: Pixabay)

Enquanto o bitcoin está sendo aceito como uma classe de ativos alternativa em plataformas regulatórias, no interesse do investidor institucional e de seus contratos futuros, o mercado de altcoins ainda está num “Oeste (Bem) Selvagem”.

Isso se reflete no fato de muitas criptomoedas com baixas capitalizações de mercado e de volumes de negociação são normalmente monopolizados pelos esquemas de “pump and dump”.

O que é um esquema de “pump and dump”?

Um esquema de “pump and dump” é um tipo de fraude de valores mobiliários que existe há décadas e tinha foco em mercados acionários. Mais especificamente, em ações de small caps (mercados menores).

Esse esquema funciona nos mercados acionários acontece quando um pequeno grupo de investidores escolhem e adquirem ações em uma empresa a uma baixa capitalização de mercado, assim, causando uma disparada inicial nos preços.

Em seguida, operações de telefonia — mais conhecidas como “casas de caldeiras” — ligam para possíveis investidores privados com o objetivo de convencê-los a comprar a ação ao fornecerem informações falsas dizendo que a ação está prestes a ter rendimentos significativos.

Quando os investidores forem ludibriados a comprar a ação e o preço aumentou o suficiente, o grupo inicial de investidores vai vender seus ativos para obterem lucros antes de o preço despencar e todos os investidores seguintes terem grande prejuízo.

Esquemas de “pump and bump” beneficiam golpistas e atrapalham investidores mal preparados (Imagem: Pixabay)

Esse tipo de fraude de valores mobiliários também aconteceu nos mercados de criptomoedas. O modus operandi mudou, mas os esquemas de pump and dump permanecem e estão entrando no mercado das altcoins por conta de sua natureza desregulamentada.

Esses esquemas visam criptoativos com baixa capitalização e tokens digitais que podem ser facilmente manipulados com baixos volumes de negociação. Em vez de “casas de caldeiras”, as injeções de preço são feitas com o espalhamento de notícias falsas sobre uma moeda nas redes sociais.

A comunicação entre os membros de grupos de pump and dump ocorre em serviços de mensagens criptografadas, como o Telegram, em que grupos podem ter milhares de membros por meio de envio de convites.

Nesses chats, uma moeda a ser “injetada” será anunciada após o infrator original do golpe comprar a moeda. Em poucos minutos, os membros do grupo também compram e depois espalham notícias falsas nos meios de comunicação por meio de conteúdo patrocinado.

Quando o preço dispara, os iniciadores do esquema vendem seus criptoativos, assim como os outros membros do grupo. Depois, o preço despenca novamente, dando enorme prejuízo aos investidores que compraram antes do disparo de preço.

Informar-se sobre os novos projetos antes de investir é imprescindível para não cair em golpes (Imagem: Pixabay)

Como identificar esse esquema?

A maneira mais fácil de identificar um esquema de pump and dump é quando uma moeda desconhecida surge de repente e tem um aumento significativo sem motivo. Isso pode ser visto facilmente no histórico de preço de uma moeda.

Coincheckup, por exemplo, tem um benchmark (indicador) de um aumento de 5% em menos de cinco minutos do que seu indicador, e fornece dados em tempo real de moedas que ultrapassam o limite no site Pump & Dump Cryptocurrencies.

Além disso, quando você vir artigos patrocinados sobre uma moeda de small cap e tumulto nas redes sociais a respeito de um determinado projeto de criptoativos, isso pode ser um sinal.

Se uma moeda completamente desconhecida, com capitalização de mercado de apenas alguns milhões de dólares, aparecer, de repente, no Twitter e no Facebook, preste atenção.

Infiltrados nos grupos de esquemas de “pump and dump” podem receber recompensas por delatarem atividades maliciosas (Imagem: Pixabay)

A CTFC vai pagar por denúncias

Para combater o infeliz fenômeno dos esquemas de pump and dump nos mercados de criptoativos, a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) norte-americana anunciou o oferecimento de incentivos financeiros para delatores que estiverem em grupos desses esquemas.

A CTFC publicou uma declaração de aconselhamento aos consumidores, avisando aos investidores desse tipo de esquema. Na declaração, a CTFC aconselha “os consumidores a evitarem esquemas de pump and dump que podem acontecer com criptoativos fracamente negociados ou altcoins, além de tokens.

Consumidores não devem adquirir criptoativos, altcoins ou tokens com base em dicas em redes sociais ou disparadas de preço repentinas”.

A CTFC também informou aos consumidores que eles “poderiam ser escolhidos para uma recompensa monetária entre 10% e 30%” se membros de grupos de pump and dump forneçam informação original que “levem a sanções monetárias de US$ 1 milhão ou mais”.

Em outras palavras, a CTFC quer pagar recompensa a delatores que contribuírem com informações valiosas que levem à localização de infratores por trás desses esquemas.

A prática de pagar delatores não é nova e já é comum nos mercados financeiros tradicionais. No entanto, só recentemente que reguladores norte-americanos começaram a ficar de olho nos mercados de criptoativos para esse fim.

Pesquisa e constante atualização de informações é essencial para evitar cair nesse tipo de golpe (Imagem: Pixabay)

Como se proteger desses esquemas?

Geralmente, esquemas de pump and dump estão limitados a moedas com baixos volumes de negociação e capitalizações de mercado. Ao evitar criptoativos ilíquidos, suas chances de se tornar uma vítima desse esquema são reduzidas drasticamente.

Além disso, evitar seguir conselhos de investimento em redes sociais ou de artigos patrocinados também irá prevenir que você tenha prejuízo por conta desse tipo de manipulação de mercado.

Um aumento repentino de preço sem uma base de notícias que deem autenticidade ao aumento é um indicador de um possível esquema de pump and dump.

Se o histórico de preços indica que um aumento vai acontecer, é melhor evitar negociações caso você não tenha feito a lição de casa sobre o criptoativo e seu possível valor no futuro.

O fórum BitcoinTalk é um bom lugar para fazer pesquisas, além do Reddit. A comunidade mais ampla de criptoativos gosta de se autorregular e denunciar players fraudulentos que prejudiquem a reputação da comunidade.

Entrar em contato direto com os projetos de criptomoedas e tirar suas dúvidas é uma maneira ainda melhor de fazer a pesquisa sobre uma moeda antes de investir nela. Finalmente, a pesquisa independente também pode ser utilizada para tomar melhores decisões de investimento.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/05/2020 - 16:35

Pela Web