EUA devem considerar os benefícios das criptomoedas, afirma Janet Yellen

The Block
The Block
22/01/2021 - 8:01
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Em testemunho por escrito, a nova secretária do Tesouro Americano entende o potencial das criptos, mas reconhece que seu uso ilícito precisa ser limitado (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts)

Nessa quinta-feira (21), Janet Yellen, nomeada à secretaria do Tesouro e ex-presidente do Federal Reserve dos EUA, afirmou, em um testemunho por escrito, que criptomoedas e criptoativos têm o potencial de “melhorar a eficiência do sistema financeiro”:

O bitcoin e outras criptomoedas estão facilitando transações financeiras pelo mundo. 

Assim como muitos desenvolvimentos tecnológicos, isso fornece possíveis benefícios para os EUA e nossos aliados.

Ao mesmo tempo, também apresenta oportunidades para agentes estatais e não estatais que desejam evitar o sistema financeiro atual e prejudicar os interesses americanos. 

Por exemplo, o banco central da China acabou de emitir sua primeira moeda digital.

Quando perguntada acerca de sua opinião sobre possíveis riscos e benefícios, Yellen explicou:

Eu acho que é importante considerarmos os benefícios das criptomoedas e de outros criptoativos e o potencial que têm de melhorar a eficiência do sistema financeiro.

Por outro lado, sabemos que podem ser usadas para financiar o terrorismo, facilitar a lavagem de dinheiro e apoiar atividades maliciosas que ameaçam os interesses de segurança nacional dos EUA e a integridade dos sistemas financeiros dos EUA e internacionais.

Acho que precisamos analisar cuidadosamente como encorajar seu uso para atividades legítimas enquanto reduzimos seu uso para atividades maliciosas e ilegais.

Se confirmada, eu pretendo trabalhar com o comitê do Federal Reserve e outros reguladores federais bancários e de valores mobiliários em como implementar uma estrutura regulatória efetiva para essas e outras inovações fintech.

Seus comentários refletem os do início da semana durante o processo contínuo de confirmação de Yellen, em que ela adotou um tom comedido sobre o assunto “criptomoedas”.

Em resposta à pergunta de uma senadora, Yellen compartilhou seu apoio na limitação do uso ilícito de criptomoedas.

O presidente americano Joe Biden, que assumiu a posse nessa quarta-feira (20), nominou Yellen para liderar o Departamento do Tesouro em novembro.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/01/2021 - 8:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web