EUA: Federal Reserve publica o tão aguardado relatório sobre CBDC

The Block
The Block
21/01/2022 - 8:38
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Jerome Powell Fed
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse em uma declaração após o lançamento do relatório: “Estamos ansiosos para nos envolver com o público, representantes eleitos e uma ampla gama de interessados” (Imagem: Reuters/Joshua Roberts)

O tão esperado relatório do Federal Reserve – o Banco Central dos Estados Unidos – sobre moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) foi publicado nessa quinta-feira (20) à tarde.

Categorizado como um documento para debate, o Fed nota em seu comunicado de introdução que “examina os prós e contras de uma potencial moeda digital emitida pelo banco central dos EUA”.

“O documento convida comentários do público, e é o primeiro passo em um debate se uma CBDC poderia melhorar ou como melhoraria a segurança e a eficácia do sistema de pagamentos doméstico. O documento não favorece nenhum resultado dessa política”, aponta o documento.

O relatório, tão esperado por observadores de políticas e membros do Congresso, representa uma incursão significativa ao trabalho do Fed no âmbito da CBDC. No entanto, o Banco Central americano disse que qualquer movimento em direção a um dólar digital de fato depende do tribunal do Congresso.

O relatório continua:

Consumidores e empresas há muito tempo reservam e transferem dinheiro em formas digitais, por meio de contas bancárias, transações on-line, ou aplicativos de pagamento.

As formas de dinheiro usadas nessas transações são responsabilidades de entidades privadas, tais como bancos comerciais. Por outro lado, uma CBDC seria responsabilidade de um banco central, como o Federal Reserve.

Embora a CBDC possa fornecer uma opção segura de pagamento digital para famílias e empresas à medida que o sistema de pagamentos continua a evoluir, e poderá resultar em opções de pagamentos mais rápidos entre países, também poderão haver desvantagens.

Estas incluem como garantir que uma CBDC preservaria as estabilidades monetária e financeira, bem como complementaria as formas de pagamento já existentes.

Outras considerações essenciais de políticas incluem como preservar a privacidade de cidadãos e manter a habilidade de combater finanças ilícitas. O documento discute esse e outros fatores mais detalhadamente.

O Federal Reserve divulgou uma série de perguntas junto do relatório, na esperança de que o público responderá nos próximos 120 dias.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse em uma declaração após o lançamento do relatório:

Estamos ansiosos para nos envolver com o público, representantes eleitos e uma ampla gama de interessados, à medida que examinamos os lados positivo e negativo de uma moeda digital emitida por banco central nos Estados Unidos. 

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 21/01/2022 - 8:38

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto