Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

EUA não têm estratégia para mudança de regime na Rússia, diz Blinken

27/03/2022 - 12:13
“Como vocês sabem, e como nos ouviram dizer repetidamente, não temos uma estratégia de mudança de regime na Rússia ou qualquer outro lugar”, disse Blinken (Imagem: Olivier Douliery/Pool via REUTERS)

Autoridades dos Estados Unidos disseram neste domingo que o país não têm uma estratégia para mudança de regime na Rússia, ampliando os esforços para esclarecer a declaração do presidente, dos EUA, Joe Biden, de que o líder russo, Vladimir Putin, “não pode permanecer no poder”.

Biden ainda chamou Putin na Polônia no sábado de “carniceiro”, no que parece ser uma forte escalada da postura dos EUA em relação a Moscou após a invasão da Ucrânia.

Julianne Smith, embaixadora dos EUA na Otan, buscou contextualizar a declaração de Biden, dizendo que ela aconteceu um dia depois de ele falar com refugiados ucranianos em Varsóvia.

“No momento, acho que foi uma reação humana às histórias que ele ouviu naquele dia”, disse Smith à CNN, acrescentando: “Os EUA não têm uma política para mudança de regime na Rússia.”

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em entrevista à imprensa em Jerusalém que qualquer decisão sobre a liderança futura da Rússia cabe ao povo russo.

“Acho que o presidente, a Casa Branca, argumentou na noite passada que, simplesmente, o presidente Putin não pode ser autorizado a declarar guerra ou se envolver em agressão contra a Ucrânia ou qualquer outro”, disse Blinken.

“Como vocês sabem, e como nos ouviram dizer repetidamente, não temos uma estratégia de mudança de regime na Rússia ou qualquer outro lugar. Nesse caso, como em qualquer caso, cabe ao povo do país em questão. Cabe ao povo russo”, disse Blinken.

(Atualizada às 13:04)

Última atualização por Rafael Borges - 27/03/2022 - 13:04

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto