Mercados

Europa: mercado cai e interrompe 9 dias de ganhos com preocupação em relação ao Fed

17 jun 2021, 14:07 - atualizado em 17 jun 2021, 14:07
Banco Central Europeu
O BCE disse na semana passada que é muito cedo para debater o fim dos estímulos, apesar do recente aumento da inflação (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo)

As ações europeias fecharam em leve queda nesta quinta-feira, com os sinais “hawkish” do Federal Reserve levantando preocupações sobre o aperto precoce da política monetária, com maior queda nos papéis de mineração já que os preços das commodities recuaram.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,05%, a 1.773 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,12%, a 459 pontos, quebrando uma sequência de nove dias de alta, depois de o Fed dizer que poderá começar a aumentar os juros um ano mais cedo do que o esperado.

As ações de mineração tiveram o pior desempenho, despencando 2,5% com as declarações do banco central dos Estados Unidos elevando o dólar e diminuindo os preços das commodities. As ações do setor de serviços públicos e do setor químico também ficaram entre as maiores quedas.

As ações de bancos ficaram entre as de melhor desempenho no dia, subindo 0,4% com o aumento dos rendimentos dos títulos pelo Fed.

Mas as perdas nos principais credores espanhóis, que vêm na esteira de uma investigação antitruste, empurraram o setor para baixo das máximas intradiárias.

A inflação da zona do euro subiu em maio conforme o esperado, mostraram dados nesta quinta-feira, impulsionada por uma forte alta nos preços de energia e serviços mais caros.

Embora o número tenha ficado um pouco acima da meta do Banco Central Europeu, o BCE adotou um tom de política monetária diferente do Fed.

O BCE disse na semana passada que é muito cedo para debater o fim dos estímulos, apesar do recente aumento da inflação.

Federal Reserve
Embora o número tenha ficado um pouco acima da meta do Banco Central Europeu, o BCE adotou um tom de política monetária diferente do Fed (Imagem: flickr/ Federal Reserve)

“Embora os bancos centrais possam parecer bastante relaxados sobre as perspectivas da inflação, eles ainda precisam olhar muito mais à frente e, se a economia melhorar conforme o esperado, a política monetária terá que mudar”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets do Reino Unido.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,44%, a 7.153 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,11%, a 15.727 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,21%, a 6.666 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,21%, a 25.713 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,07%, a 9.195 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,83%, a 5.181 pontos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.