Tecnologia

Ex-pesquisadores de IA do Google levantam recursos com Thrive Capital para startup, dizem fontes

04 maio 2023, 12:15 - atualizado em 04 maio 2023, 12:15
Tech, Inteligência Artificial
A startup visa criar softwares para que as empresas usem grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, disseram as fontes (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

Dois relevantes ex-pesquisadores do Google, que escreveram o artigo inovador que abriu caminho para o frenesi da inteligência artificial generativa, levantaram 8 milhões de dólares para sua nova startup Essential AI, disseram quatro fontes à Reuters.

A Thrive Capital liderou a rodada da Essential AI, fundada por Ashish Vaswani e Niki Parmar. A empresa ainda está em modo furtivo e não lançou nenhum produto. A Conviction e o investidor anjo Elad Gil também participaram da rodada, acrescentou uma fonte próxima à empresa.

A Thrive Capital, fundada por Joshua Kushner, também é investidora da OpenAI, apoiada pela Microsoft.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

A startup visa criar softwares para que as empresas usem grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, disseram as fontes.

A Thrive Capital se recusou a comentar. Vaswani e Parmar não responderam a vários pedidos de comentários.

O aumento veio depois que Vaswani e Parmar deixaram a Adept AI, empresa que eles também fundaram em 2021 com o ex-diretor do Google, David Luan. A Adept, focada no treinamento de uma rede neural para executar tarefas gerais para clientes corporativos, levantou 415 milhões de dólares de investidores, incluindo a General Catalyst. A EssentialAI não está em concorrência direta com a Adept, acrescentaram as fontes.

Vaswani e Parmar são o primeiro e o terceiro autor, respectivamente, do trabalho de pesquisa do Google de 2017 “Atenção é tudo o que você precisa”, que introduziu a arquitetura de aprendizagem profunda “transformadora” que se tornou a base para o chatbot viral ChatGPT e a corrida atual para desenvolver produtos alimentados por inteligência artificial generativa.

A dupla se junta a outros autores do famoso paper que deixaram o Google, da Alphabet, para iniciar seus próprios empreendimentos e, posteriormente, atraíram milhões em financiamento de investidores de risco, incluindo Noam Shazeer, que dirige a startup de chatbot Character.AI, e Aidan Gomez, que fundou a grande startup de modelos de linguagem Cohere.