Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Existem dois fundos imobiliários atraentes para casar na bolsa, diz BB Investimentos

10/01/2020 - 13:48
Analistas calculam qual fundo imobiliário está com precificação mais atrativa (Imagem: Unsplash/@serjosoza)

Diante das inúmeras métricas existentes para avaliação de quais são os melhores ativos para se investir, existe um específico para o mercado imobiliário: o chamado P/VPA (Preço sobre Valor Patrimonial).

Este múltiplo é responsável, em linhas gerais, por medir a distorção do valor real do patrimônio da empresa ou do fundo imobiliário em relação à precificação do mercado.

Em uma comparação grosseira, seria como comparar o valor da multa rescisória de um jogador de futebol em relação ao quanto ele vale no mercado.

Assimetria

Na procura pelos fundos imobiliários mais atraentes do mercado, ou seja, com maior assimetria em relação ao preço e ao valor contábil, a BB Investimentos publicou estudo com os menores múltiplos existentes dentre os seus favoritos para janeiro.

Imóveis
Múltiplo avalia relação entre preço e valor contábil (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

Caso a relação de P/VPA seja menor que um, existe assimetria de avaliação entre o mercado e o valor contábil dos imóveis concretos.

Em outras palavras, a liquidação completa dos imóveis (ou ativos financeiros) do fundo imobiliário geraria quantia em dinheiro superior à soma de todas as cotas negociadas no mercado.

Papel

Dentre os fundos selecionados, dois chamam a atenção por mostrarem os menores múltiplos: o Banestes Recebiveis Imobiliarios (BCRI11) e o RBR Rendimentos (RBRR11).

As relações P/VPA destes dois fundos é de 1,12 e 1,17 – respectivamente. Ambos os fundos são de “papel”, ou seja, vendem e compram ativos não concretos do mercado imobiliário, como letras hipotecárias.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 10/01/2020 - 14:06