AgroTimes

ABPA: Exportações de carne de frango do Brasil crescem 22,9% e superam 510 mil toneladas em março

11 abr 2023, 11:38 - atualizado em 11 abr 2023, 11:38
frango
O resultado das vendas de carne de frango no terceiro mês deste ano alcançou US$ 980,5 milhões, alta de 27,2% (Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

As exportações brasileiras de carne de frango totalizaram 514,6 mil toneladas em março, considerando produtos in natura e processados.

Segundo os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o resultado supera em 22,9% o total embarcado no mesmo período do ano passado. Na época, foram exportadas 418,8 mil toneladas.

Assim, o resultado das vendas de carne de frango no terceiro mês deste ano alcançou US$ 980,5 milhões, número 27,2% superior ao registrado no mesmo período de 2022, com US$ 771,7 milhões.

Já no acumulado do primeiro trimestre, as exportações de carne de frango alcançaram 1,314 milhão de toneladas, volume 15,1% superior ao registrado no mesmo período de 2022, com 1,142 milhão de toneladas.

Em receita, o resultado trimestral deste ano foi 25,5% maior, com US$ 2,573 bilhões entre janeiro e março deste ano, contra US$ 2,051 bilhões no mesmo período de 2022.

Principais destinos da carne de frango

Entre os principais destinos de exportações, a China liderou as importações, com 187,9 mil toneladas importadas no primeiro trimestre, volume 24,5% superior ao mesmo período de 2022. Outros destaques ficaram para Arábia Saudita, com 96 mil toneladas (+69,9%), União Europeia, com 62,2 mil toneladas (+24,1%) e Coreia do Sul, com 50,9 mil toneladas (+43,7%).

De acordo com o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, existe um contexto de mercado que favorece os números recordes para o mercado chinês.

“A retomada dos níveis de consumo com o fim das restrições à circulação de pessoas se somou à queda nos níveis de alojamento de aves nas granjas comerciais chinesas, gerando aumento da demanda pela importação de carne de frango do Brasil. Ao mesmo tempo, outros mercados de relevância, como União Europeia, Reino Unido e Coreia do Sul, também aumentaram as suas compras, em um movimento que deverá se manter nestes destinos nos próximos meses”, explica.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.