Internet

Fake news atingem 90% dos internautas; Facebook tem maior incidência de notícias falsas lidas

23 nov 2018, 17:37 - atualizado em 23 nov 2018, 17:37

A pesquisa do IBOPE Conecta revelou que, no Brasil, nove em cada dez usuários da internet já receberam notícias falsas. 76% das notícias falsas eram compostas por informações enganosas e falsas, 57% eram notícias antigas recicladas, 45% tinham conteúdo manipulatório, 37% usavam títulos não condizentes com o restante da matéria – os chamados clickbaits – e outros 37% se baseavam em dados totalmente falsos.

O Facebook lidera como a rede social em que mais se leu fake news, representando 80%, seguido do aplicativo WhatsApp, 75%. Informações falsas contadas pessoalmente representam 23%. No Instagram, YouTube e Twitter, as fake news apareceram para os usuários em pequenas parcelas: respectivamente, 18%, 15% e 8%.

Entre os entrevistados, 47% previnem-se das notícias falsas checando a veracidade de tudo o que recebem e leem. 42% dizem que fazem isso periodicamente. 11% raramente ou nunca checam as informações.

Para verificar se uma notícia é verdadeira ou falsa, 58% 58% olham a fonte ou o site da notícia, 45% leem toda a reportagem para não ter dúvida, 42% buscam outras fontes, 30% atentam-se à data de publicação da matéria e 18% pesquisam sobre a fonte.

A confiabilidade dos internautas nos portais de notícias representa 66%. Os entrevistados que dizem confiar no Facebook formam 5%. Conversas com parentes representam outros 5%, enquanto que rodas de amigos têm 4% de confiabilidade, mesmo percentual do WhatsApp.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.