Imposto de Renda

Falsa restituição do Imposto de Renda: Receita Federal alerta para golpes

19 maio 2023, 9:58 - atualizado em 19 maio 2023, 9:58
restituição do imposto de renda
Receita Federal alerta para falsa restituição do imposto de renda (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (19), foi divulgado comunicado da Receita Federal alertando sobre sites que prometem a antecipação da restituição do imposto de renda.

“Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens incríveis para os contribuintes a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de ‘acelerar’ determinado procedimento. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal”, diz o comunicado.

O órgão reitera ainda que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais e fiscais.

Restituição do imposto de renda

restituição do Imposto de Renda 2023 (DIRPF) começa no dia 31 de maio, mesma data do prazo final da declaração. Aqueles que, ao final do processo, recebem a mensagem “imposto a restituir”, têm direito.

Receita Federal define as datas do pagamento da restituição do IR de forma prioritária, sendo a ordem:

  • acima de 80 anos;
  • acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
  • cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
  • demais.

Em caso de empate nos critérios, quem entregou a declaração primeiro tem prioridade, segundo a Receita.

Para consultar a restituição de IR, basta acessar o serviço Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

O valor é corrigido pela taxa Selic a partir de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

Confira o calendário:

  • 31/5 – Primeiro lote
  • 30/6 – Segundo lote
  • 31/7 – Terceiro lote
  • 31/8 – Quarto lote
  • 29/9 – Quinto e último lote

* Com Giovana Leal

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.