Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fase difícil do setor automotivo não deve comprometer recuperação da Localiza em 2021

15/04/2021 - 13:28
O o menor fornecimento das montadoras devido à paralisação da produção permitirá maiores cotações das diárias do aluguel e preços mais elevados nas vendas de veículos (Imagem: Divulgação)

A Planner elevou o preço justo da ação da Localiza (RENT3) de R$ 60 a R$ 76 sob boas perspectivas para a recuperação dos volumes de aluguéis de veículos da companhia em 2021.

Segundo a corretora, que reforçou a recomendação de compra para os papéis, a companhia deve ter dificuldade em renovar a frota com a restrição de compra de carros, levando a uma queda de venda de seminovos no primeiro semestre do ano. Por outro lado, o menor fornecimento das montadoras devido à paralisação da produção permitirá maiores cotações das diárias do aluguel e preços mais elevados nas vendas de veículos.

“Apesar das recentes medidas de restrição à movimentação decretadas recentemente por vários governos, que impactam negativamente as locadoras, estamos otimistas para os resultados da Localiza no primeiro trimestre de 2021 e no restante do ano”, disse o analista Luiz Francisco Caetano, em relatório divulgado na terça-feira.

Mesmo com todas as implicações que a crise de Covid-19 trouxe para a economia, a Localiza conseguiu dar a volta por cima. A companhia, como grande parte das empresas, foi fortemente impactada no segundo trimestre do ano passado, mas mostrou rápida recuperação. Já no quarto trimestre do mesmo ano a empresa viu o número de diárias no segmento RAC (Rent a Car) subir 1,6% no comparativo anual.

“Em 2020, a Localiza conseguiu elevar em 7,9% as diárias do RAC na comparação com o ano anterior, quando a empresa já tinha apresentado um crescimento de 32,5%”, destacou o analista.

O segmento de gestão de frotas, que mostrou mais resiliência no período, teve no quarto trimestre de 2020 crescimento de 5,1% no número de diárias na comparação ano a ano.

Concorrência

Um dos atuais desafios da Localiza é a concorrência. A locadora lançou recentemente o Localiza Meoo, serviço de assinatura que deve servir de inspiração para outros nomes do setor lançarem produtos semelhantes no mercado.

De acordo com Caetano, montadoras, concessionárias e seguradoras devem entrar no segmento de locação de carros, criando uma “guerra de preços” na indústria.

“Esta situação poderia prejudicar muito as locadoras, principalmente a Localiza, que é a maior do setor”, disse.

Em relação à proposta de fusão com a Unidas (LCAM3), a Planner acredita que é bem provável que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprove a operação com restrições. Para a corretora, a Localiza e a Unidas terão que reduzir parte de suas operações em algumas cidades.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 15/04/2021 - 13:28

Pela Web