AgroTimes

Fecoagro lança plataforma para cooperados gaúchos

20 abr 2021, 13:20 - atualizado em 20 abr 2021, 13:20
Agricultura, Agronegócio, SLC Agrícola
Federação investe cerca de R$ 4,5 milhões em solução que integra informações e oferece serviços (Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

Ter a gestão e o controle de toda a propriedade na palma da mão. É isso que promete a plataforma SmartCoop que será apresentada nesta terça-feira (20)  pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do RS (Fecoagro/RS). A ferramenta já está em fase de testes nas propriedades de 90 produtores do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o diretor superintendente da CCGL e coordenador do projeto, Guillermo Dawson Jr, o objetivo é trazer ao agro o conceito difundido por empresas como Uber, Amazon e Airbnb.

A SmartCoop garante a conexão do produtor rural ao sensoriamento remoto por satélite, disponibilizando de forma on-line ao produtor plataformas de clima e o sistema de assistência técnica das cooperativas.

“A plataforma foi construída através da intercooperação e está à disposição dos produtores, visando maior competitividade”, afirma o coordenador do projeto.

“Essa ferramenta tem potencial de revolucionar a relação do produtor com a cooperativa e impactar de forma importante a agropecuária gaúcha” (Imagem: Fernando Batista/ CCGL)

A ferramenta, que foi desenvolvida após dois anos de trabalho tendo como base conceitual e metodológica o projeto de tese de doutorado de Dawson Jr, contou com a participação de técnicos das diversas cooperativas participantes do projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dirigentes e técnicos das cooperativas também foram buscar conhecimento no Vale do Silício e na Alemanha.

O projeto estará à disposição de uma rede de 173 mil produtores que, juntos, concentram 50% da safra de grãos do Rio Grande do Sul.

Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária.

Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo.

Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Segundo o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, a SmartCoop colocará a produção gaúcha em um novo estágio. “Essa ferramenta tem potencial de revolucionar a relação do produtor com a cooperativa e impactar de forma importante a agropecuária gaúcha”.

Paulo explica, que por meio do sistema, o produtor passa a dispor de ferramentas de última geração, às quais, sozinho, não teria acesso, como imagens em tempo real de sua propriedade via satélite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela SmartCoop, o produtor também poderá negociar sua safra junto à cooperativa e a pretensão é que, no futuro, seja possível criar uma central de vendas direto ao cliente final.

Segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional , as cooperativas estão presentes em 150 países, contando atualmente com 1,2 bilhões de associados, distribuídos em 3 milhões de cooperativas e, ainda, mantêm 280 milhões de postos de trabalho.

Como acessar

Para ter acesso à SmartCoop, o produtor rural precisa estar ligado a uma das 30 cooperativas que integram a Fecoagro/RS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema pode ser acessado pelo aplicativo SmartCoop disponível para celulares Apple e Android.

O primeiro passo é procurar sua cooperativa e solicitar um login e senha.

A plataforma já foi desenvolvida seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
evelin.mendes@moneytimes.com.br
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar