Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fed deve avançar com sua criptomoeda ou ficará “para trás”, afirma senador Brown

06/03/2021 - 13:46
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em carta enviada ao banco central dos EUA, o senador do estado de Ohio alerta que o Fed deve acelerar suas iniciativas em relação a um dólar digital (Imagem: Reuters/Aaron P. Bernstein)

O senador Sherrod Brown encoraja o Federal Reserve Bank dos EUA a analisar melhor a possibilidade de um dólar digital.

Em carta enviada na última segunda-feira (1º) ao presidente Jerome Powell e à governadora Lael Brainard, Brown disse que apoia fortemente o estudo sobre uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

“O Federal Reserve deve liderar o caminho das CBDCs e de outros pagamentos digitais, assim como o Federal Reserve fez ao avançar com seu sistema agilizado de pagamentos, o FedNow”, segundo a carta do senador.

A carta alerta que agentes privados e outras nações estão tentando dominar o sistema de pagamentos, ou seja, o Fed deve agir mais prontamente para evitar ser “deixado para trás”.

Também menciona as recentes aquisições de bitcoin por empresas como um sinal dos tempos. Brown disse que o bitcoin e outros “criptoativos não soberanos” apresentam riscos às políticas monetárias e ao ambiente:

São altamente voláteis e especulativos, podem ser usados para atividades ilegais e consomem enormes quantidades de energia, aumentando as taxas pelo consumo elétrico e pondo em risco a resiliência de redes elétricas locais.

Brown também mencionou a Libra (agora Diem), do Facebook, como uma possível ameaça ao regime regulatório. A regulação de agentes privados não é suficiente para impedir a ameaça, segundo Brown.

Mas o Fed não deve se limitar a regular uma moeda digital emitida privadamente. Deve ir além e explorar a possibilidade de emitir um dólar digital.

Brown também reiterou os comentários de Janet Yellen, secretária do Tesouro Americano, sobre o dólar digital. Recentemente, Yellen disse que uma CBDC poderia impulsionar a inclusão financeira nos Estados Unidos, apesar de seu receio sobre outros criptoativos.

Em 2020, Brown havia apresentado um projeto de lei ao Senado Americano para avançar essa questão. A Lei de “Serviços Bancários para Todos” iria emitir uma carteira digital chamada “FedAccount” para seus residentes.

Pagamentos do governo seriam depositados a essas contas em dólares digitais e residentes poderiam utilizá-los para fins bancários básicos, como depósitos diretos, saques e pagamentos.

Senadores dos EUA discutem como seria
um dólar digital na prática

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/03/2021 - 13:51