Eleições 2026

Fernando Haddad, sobre pesquisa Quaest: Estamos numa condição muito parecida com 2022

30 jul 2026, 7:34
Fernando Haddad
Ex-ministro da Fazendo, Fernando Haddad. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (19) que a distância que o separa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas pesquisas é semelhante à registrada no segundo turno de 2022, quando foi derrotado pelo adversário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira mostra Tarcísio à frente de Haddad tanto no primeiro quanto no segundo turno.

No cenário inicial, o governador tem 41% das intenções de voto, ante 26% do petista. Em um eventual segundo turno, Tarcísio venceria Haddad por 48% a 32%. Os indecisos na segunda etapa são 9%, e 11% votariam em branco ou nulo ou não compareceriam.

“A nossa avaliação é que nós estamos, neste momento, estáveis, em uma condição muito parecida com o término da eleição de 2022”, disse o petista. “Essa é a nossa percepção: uma distância em torno de dez pontos, só com dois candidatos. Então, o nosso objetivo é começar a campanha nesse patamar.”

Haddad afirmou que os levantamentos internos de sua campanha estão mais próximos da Paraná Pesquisas, também divulgada nesta quarta, que aponta Tarcísio com 51,8% das intenções de voto, ante 38,3% do petista, em eventual segundo turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, as diferenças metodológicas dificultam uma comparação com a Genial/Quaest, enquanto a campanha acompanha diariamente o cenário eleitoral.

“Com a campanha, com as informações que nós vamos prestar à sociedade sobre a qualidade do governo atual …, penso que podemos convencer o eleitor a dar um novo rumo para São Paulo”, continuou Haddad.

As declarações foram dadas em coletiva de imprensa antes do evento Quilombo nos Parlamentos, na capital paulista. A iniciativa apoia candidaturas de pessoas negras de partidos de centro-esquerda e esquerda ao Legislativo em todo o País.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar