Internacional

FMI vê reversão nos fluxos de saída de capital de mercados emergentes

28 maio 2020, 14:20 - atualizado em 28 maio 2020, 14:20
Kristalina Georgieva
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse em uma conferência da ONU que o Fundo forneceu 22 bilhões de dólares em financiamento de emergência a 60 dos 103 países que pediram ajuda (Imagem: REUTERS/Mike Theiler)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta quinta-feira que estima que as economias emergentes levantaram cerca de 77 bilhões de dólares em dívidas em abril e maio, revertendo parcialmente as massivas saídas de capital de 100 bilhões de dólares vistas após o surto de coronavírus.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse em uma conferência da ONU que o Fundo forneceu 22 bilhões de dólares em financiamento de emergência a 60 dos 103 países que pediram ajuda, além de disponibilizar subsídios para cobrir os pagamentos do serviço da dívida a 27 de seus membros mais pobres por seis meses.

O enviado especial da União Africana, Tidjane Thiam, disse à conferência que uma iniciativa de alívio da dívida do Grupo dos 20 para os países mais pobres até o final do ano foi um bom começo, mas que é necessária uma paralisação mais longa, de dois anos, no pagamento da dívida.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.