Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Fras-Le compra Nakata por R$ 457 milhões

17/12/2019 - 19:23
Nakata e Fras-le
Para o presidente Fras-le (à esq.), a aquisição reflete a sinergia com os planos estratégicos de crescimento da empresa (Imagem: Fras-le/Bruna Coelho)

A fabricante de autopeças Fras-Le (FRAS3), controlada pela Randon (RAPT4), anunciou nesta quarta-feira que assinou contrato para compra da Nakata Automotiva por 457 milhões de reais.

“O principal o objetivo da companhia com o negócio é reforçar sua atuação no segmento de reposição de autopeças, devido ao aumento do portfólio de produtos, o que representa um diferencial competitivo neste mercado”, afirmou a Fras-Le em fato relevante.

Com mais de 70 anos de atuação, a Nakata atua, principalmente, no mercado na reposição de peças da linha leve, embora também ofereça opções para a linha pesada. Seus principais produtos incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, entre outros.

Para o presidente Fras-le, Sergio L. de Carvalho, a compra reflete a sinergia com os planos estratégicos de crescimento da empresa.

“Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional”, afirmou Carvalho.

“Se beneficia tanto a empresa, que ganha diferencial competitivo, quanto o cliente, que conta com maior diversidade de produtos”, acrescentou.

Nakata
A Nakata soma-se a um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação (Imagem: Divulgação/Nakata)

Já o presidente da Nakata, Jorge C. Schertel, mencionou que “ são duas empresas líderes e complementares que produzirão relevantes resultados para seus funcionários, acionistas, clientes e fornecedores”.

Aquisições recentes da Fras-le

A Nakata soma-se a um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação.

Em 2018, a Fras-le comprou a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio.

No mesmo ano, assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas de freio. Em 2012, adquiriu a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico.

Nakata
A aquisição está sujeita a aprovação da assembleia geral extraordinária de acionistas da Fras-le e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) (Imagem: Divulgação/Nakata)

Em 2017, a empresa focou, principalmente, na expansão internacional, onde realizou importantes aquisições e associações envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai.

Na Índia, por meio de uma joint venture com a ASK Automotive, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da própria Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka.

Também duplicou a unidade fabril da China e, ainda, instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia.

A aquisição está sujeita a aprovação da assembleia geral extraordinária de acionistas da Fras-le e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Tanto a gestão da Nakata, quanto os 416 funcionários serão mantidos.

Veja a íntegra do comunicado:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 17/12/2019 - 21:39