Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Frente Agropecuária avalia impacto da proibição de paraquate no custo da produção

05/10/2020 - 13:34
Agronegócio-Agrotóxico
A Frente Parlamentar da Agropecuária afirma que sem a utilização do paraquate nas lavouras, o plantio direto fica três vezes mais caro (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Uberaba-MG)

A Frente Parlamentar da Agropecuária discute nesta tarde os impactos da proibição de agrotóxicos com paraquate na competitividade do agronegócio brasileiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu o uso do agrotóxico em 2017, mas previu um prazo de três anos para a medida entrar em vigor (Resolução 117/17), o que aconteceu em setembro deste ano.

A Frente Parlamentar da Agropecuária afirma que sem a utilização do paraquate nas lavouras, o plantio direto fica três vezes mais caro. Além disso, segundo o colegiado, para substituir o paraquate será preciso fazer uma mistura de defensivos diferentes.

O parecer da Anvisa que proíbe o uso de paraquate conclui que o manuseio do produto pode levar a mutação genética e causar a doença de Parkinson. Mas o deputado Luiz Nishimori (PL-PR) , que apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar a resolução da Anvisa (PDL 310/20), afirma que o risco restringem-se apenas aos trabalhadores que manipulam o produto de forma negligenciável.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

“A população em geral não está suscetível à exposição da substância pelo consumo de alimentos.”

A Frente da Agropecuária ressalta ainda que a substância é usada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Foram convidados para discutir o assunto o toxicologista Sérgio Graff; o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa; e a advogada especialista em regulação de defensivos agrícolas, Lidia Cristina Jorge do Santos.

O debate será transmitido ao vivo, a partir das 15h35, pelas redes sociais da Frente da Agropecuária.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 05/10/2020 - 13:34

Pela Web