Fundador de Terra (LUNA) altera plano para ressuscitar rede, enquanto está em votação

The Block
The Block
20/05/2022 - 10:18
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Terra LUNA
As alterações do fundador de Terra levantaram questões sobre a validade dessas mudanças. (Imagem: YouTube/Terra)

O fundador de Terra (LUNA) e CEO de Terraform Labs, Do Kwon, alterou sua proposta para ressuscitar o blockchain da rede — enquanto a votação segue em curso sobre se a proposta deveria ou não ser implementada.

Depois da implosão da stablecoin TerraUSD (UST), o fundador de Terra sugeriu um plano de “renascimento” da rede, em que propôs a bifurcação (“fork”) do atual blockchain e a criação de novos tokens Luna.

Nesta sexta-feira (20), Do Kwon alterou a proposta, apesar de o plano original estar, atualmente, em votação, no fórum de governança de Terra. Embora a proposta de ressuscitar a rede permaneça, Kwon afirmou ter editado alguns parâmetros de distribuição “para acomodar o feedback da comunidade”.

Validador de Terra (LUNA) critica ‘modelo ditatorial’
de Do Kwon sobre ‘fork’ da rede

Quais foram as mudanças do fundador de Terra

A primeira mudança reduz a distribuição dos novos tokens de Luna para detentores de UST que tinham seus tokens em staking no protocolo Anchor, no momento em que a stablecoin perdeu sua paridade. A distribuição para esses detentores foi reduzida de 20% para 15%.

A segunda mudança feita pelo fundador de Terra é a alteração dos períodos de bloqueio (“vesting”) de tokens para duas categorias de stakeholders que deveriam receber uma porcentagem dos novos tokens Luna.

Nesse item, Do Kwon aumentou os desbloqueios de alocações iniciais dos novos Luna, de 15% para 30% — com os 70% restantes bloqueados durante dois anos.

Não é comum uma proposta ser alterada durante seu período de votação. Por isso, as alterações do fundador de Terra levantaram questionamentos sobre a validade dessas ações. Geralmente, quando há uma mudança em uma proposta, ela é feita com antecedência, e não durante o período de votação.

FatMan, um analista e comentador anônimo de Terra, destacou que a proposta alterada deveria vir com uma nova votação.

“Como você pode fazer alterações significativas para uma proposta que está em votação, quando a maioria das pessoas já votou (no documento original)?”, disse FatMan.

O analista de Terra acrescentou que “mudanças significativas deveriam ser publicadas como uma nova proposta”.

O plano de Do Kwon para ressuscitar Terra entrou para votação na última quarta-feira (18). No momento de publicação desta notícia, 80% dos votos estava a favor do “fork” do blockchain, com somente 15% contra.

Ainda é cedo para afirmar se a proposta será aprovada, pois ainda restam cinco dias para a votação ser encerrada. Caso os votos contra alcancem 33,4%, o plano de Do Kwon será descartado, apesar do suporte majoritário de validadores.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 20/05/2022 - 10:18

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto