Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fundo sobe 116% em 2021 com aposta nos mercados de carbono

08/12/2021 - 12:00
Os mercados globais de emissões de carbono “atualmente proporcionam aos investidores a oportunidade de ‘comprar seguro contra incêndio em um edifício que já está em chamas’

O principal fundo de hedge administrado pela Northlander Commodity Advisors avançou 116% neste ano, impulsionado pela aposta na disparada do preço das licenças para emissões de carbono na União Europeia.

O fundo subiu quase 13% em novembro e já comemora seu melhor ano desde o lançamento em 2012, de acordo com uma carta enviada a investidores e lida pela Bloomberg News. A Northlander tinha aproximadamente US$ 340 milhões em ativos sob gestão no início de dezembro.

Os mercados globais de emissões de carbono “atualmente proporcionam aos investidores a oportunidade de ‘comprar seguro contra incêndio em um edifício que já está em chamas’ e, ao fazer isso, um mercado racional pode realmente ajudar a reduzir riscos futuros”, escreveu o diretor de investimentos da Northlander, Ulf Ek, na carta. Ele se recusou a fazer comentários quando a Bloomberg entrou em contato.

Novos esforços da UE no mercado de carbono para alcançar a ambição de reduzir as emissões mais drasticamente nesta década colaboraram para que os preços quase triplicassem neste ano.

A cotação do carbono ganha impulso adicional com a proximidade do inverno porque o salto dos preços de gás natural incentiva a queima de carvão para produzir energia, aumentando a demanda por licenças.

Os contratos futuros de referência para a tonelada de carbono passaram de 88 euros (US$ 99) pela primeira vez nesta quarta-feira. Para Ek, a cotação chegará perto de 100 euros até o final do inverno no Hemisfério Norte, de acordo com a carta.

Em 2017, Ek foi um dos investidores que previram que a política da UE para restringir o mercado de emissões elevaria os preços. O fundo dele avançou mais de 50% em 2018 com a alta de preços do carbono. Mas com a queda das licenças, a aposta azedou no ano seguinte e o fundo teve perda de mais de 50%.

O Northlander Environmental Fund, lançado no início deste ano para investimentos nos mercados de carbono, acumula alta de 39% após avançar 13% em novembro.

Última atualização por Renan Dantas - 08/12/2021 - 12:00

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web