Biocombustível

Gasolina mais cara e produção menor acendem o etanol nas usinas

28 set 2020, 13:33 - atualizado em 28 set 2020, 13:37
Gasolina Etanol Combustíveis Diesel
Aumento do etanol hidratado nas unidades do Centro-Sul aproveita mais competitividade (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

Em uma semana, o etanol hidratado praticamente devolveu as perdas das duas anteriores e começou forte esta, em mais de 3,80% (R$ 1,8290, livres) nas usinas. O movimento de 21 a 25, registrado pelo Cepea/Esalq, teve o aumento de 4% da gasolina no intervalo.

A alta do combustível de petróleo, após três cortes consecutivos no mês, refletiu na antecipação dos compradores de biocombustível, “que fazem a conta da defasagem”, mais ainda porque se espera novos reajustes da Petrobras (PETR3; PETR4), argumenta Martinho Ono, trader chefe na SCA Trading.

O petróleo também entrou a semana recuperando os US$ 42/barril em Londres.

Também os dados da Unica, na primeira quinzena do mês, indicam que dos 2,29 bilhões de litros produzidos, 4,65% menor, o hidratado recuou 10,07%, sendo que o anidro (misturado a gasolina em 27,5%) teve alta de 9%. As exportações de anidro e também o consumo interno foram melhores.

Em linha, a demanda pelo hidratado vem de leve melhora, quinzena contra quinzena, embora 13% a menos que no mesmo período de 2019.

As unidades produtivas do Centro-Sul, associadas à entidade, mantiveram mais matéria-prima para o açúcar. Foram produzidos mais 55,96% nos primeiros 15 dias do mês, para 3,18 milhões de toneladas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar