BusinessTimes

Gasto empresarial nos EUA sai do fundo do poço, mas perspectiva é incerta

25 set 2020, 14:19 - atualizado em 25 set 2020, 14:19
USA
O núcleo dos pedidos de bens de capital está agora acima do nível pré-pandemia (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

Os novos pedidos de bens de capital fabricados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em agosto e os embarques alcançaram o nível mais alto em quase seis anos, sugerindo que uma recuperação nos gastos das empresas com equipamentos estava ocorrendo após uma prolongada queda.

A demonstração de confiança das empresas no relatório do Departamento de Comércio divulgado nesta sexta-feira também reforçou expectativas de uma forte reviravolta na atividade no terceiro trimestre, graças ao dinheiro do governo, após a economia ter sido atingida pela pandemia de Covid-19 na primeira metade do ano.

Mas a ajuda fiscal está se esgotando e novos casos de coronavírus estão aumentando no país, nublando o céu do quarto trimestre.

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, enfatizou nesta semana a necessidade de mais estímulo fiscal, dizendo a parlamentares na quinta-feira que isso poderia fazer a diferença entre a recuperação contínua e um ritmo econômico muito mais lento.

Outro pacote de resgate parece improvável antes da eleição presidencial de 3 de novembro.

“A recuperação do capex (despesas com bens de capital) não está parando bruscamente”, disse Sarah House, economista sênior da Wells Fargo Securities em Charlotte, Carolina do Norte. “Os gastos com equipamentos serão uma contribuição chave para a recuperação do PIB no terceiro trimestre.”

Os pedidos de bens de capital não relacionados a defesa e excluindo aeronaves –uma proxy observada de perto para os planos de gastos empresariais aumentaram 1,8% no mês passado, para o nível mais alto desde julho de 2018.

Os dados de julho foram revisados ​​para mostrar que o chamado núcleo das encomendas de bens de capital aumentou 2,5%, em vez de alta de 1,9% relatada anteriormente.

O núcleo dos pedidos de bens de capital está agora acima do nível pré-pandemia.

Economistas ouvidos pela Reuters previam alta de 0,5% nos pedidos desses produtos em agosto.

O núcleo das encomendas de bens de capital no mês passado foi impulsionado pelo aumento da demanda por máquinas, metais primários, computadores e produtos eletrônicos. Mas os pedidos de produtos fabricados a partir de metais e equipamentos elétricos, aparelhos e componentes caíram.

Forte 3º Trimestre Esperado

As remessas de bens de capital essenciais aumentaram 1,5% no mês passado, para o nível mais alto desde setembro de 2014.

O núcleo do índice de embarques é utilizado para calcular os gastos com equipamentos na medição do Produto Interno Bruto (PIB).

Essa medida avançou 2,8% em julho. Os dois meses consecutivos de forte crescimento devem tirar o investimento geral das empresas de um buraco profundo no terceiro trimestre.

O investimento empresarial caiu a uma taxa anualizada recorde de 26% no segundo trimestre, com os gastos com equipamentos caindo a um ritmo histórico de 35,9%. O investimento em equipamentos encolheu por cinco trimestres consecutivos.

Os pedidos de bens duráveis itens que vão de torradeiras a aeronaves, feitos para durar três anos ou mais– aumentaram 0,4% em agosto, após salto de 11,7% em julho.

Os pedidos foram sustentados por um aumento de 0,5% nas encomendas de equipamentos de transporte, embora a demanda por veículos motorizados e aeronaves de defesa tenha diminuído.

A atividade econômica se recuperou fortemente durante o verão nos EUA, à medida que as empresas reabriram após fechamentos obrigatórios em meados de março para conter a disseminação do coronavírus.

O Produto Interno Bruto (PIB) deve se recuperar a uma taxa anualizada recorde de 35% no terceiro trimestre, após despencar 31,7% no período de abril a junho, o pior desempenho desde que o governo começou a manter registros, em 1947.

Mas a economia está longe de estar fora de perigo. Os programas de empréstimos do governo para ajudar empresas e complementar renda para dezenas de milhões de desempregados expiraram ou estão perto de vencer.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.