BusinessTimes

Gestora norueguesa Nordea decide excluir ações da JBS do portfólio

28 jul 2020, 17:54 - atualizado em 28 jul 2020, 17:54
JBS
A JBS não comentou a decisão da Nordea (Imagem: REUTERS/Diego Vara)

A Nordea Asset Management decidiu excluir ações da JBS (JBSS3) de todos os seus fundos neste mês, citando o histórico ambiental da processadora de carne e suas ações no combate à pandemia de Covid-19.

A Nordea afirmou que a decisão de excluir as ações da JBS, avaliadas em 40 milhões de euros, foi tomada depois de um período de contato com a empresa que acabou não produzindo resultado satisfatório.

“Sempre dizemos que preferimos entrar em contato com a empresa em vez de apenas começar a excluir tudo”, disse Eric Pedersen, diretor de investimentos responsáveis do Nordea, à Reuters por telefone.

A Nordea, que tem cerca de 215 bilhões de euros em ativos sob gestão, tem pequenas participações em outras duas processadoras de carne do Brasil, Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3). Embora estas empresas não sejam o tipo preferido de investimento da Nordea, os fundos da empresa investem nelas porque são parte do Ibovespa (IBOV), afirmou o executivo.

A JBS não comentou a decisão da Nordea, mas afirmou que lamenta que não foi contatada pelo fundo recentemente para que pudesse apresentar evidência de transparência em suas relações e da sustentabilidade de suas operações.

As ações da JBS encerraram o dia em alta de 1,2% na B3, enquanto o Ibovespa teve baixa de 0,35%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.