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Globo ganha milhões a mais que concorrentes em verbas de publicidade do governo

25 jul 2023, 16:08 - atualizado em 25 jul 2023, 16:08
TV Globo Vinci Offices
Globo retoma liderança de verbas recebidas para publicidade (Imagem: Linkedin)

A Globo voltou a liderar as verbas recebidas do governo para publicidade em 2023, sob gestão do presidente Lula, informou a Folha de S. Paulo. Com isso, a emissora desbancou a Record.

Segundo o jornal, com dados obtidos através do portal de planejamento de mídia, veículos de mídia da Globo receberam ao menos R$ 54,4 milhões em propagandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) e de ministérios, apenas neste ano. Já a Record recebeu de R$ 13 milhões, enquanto R$ 12 milhões foram destinados ao SBT.

Os valores referem-sem às ações de publicidade já realizadas pela Secom e outros órgãos do governo federal. No entanto, vale destacar que o site não apresenta pagamentos feitos em propagandas de bancos públicos e das estatais, como a Petrobras.

O periódico destaca ainda que, de acordo com dados divulgados pela Secom, durante a gestão de Jair Bolsonaro os valores recebidos pela Globo eram semelhantes ao dos principais concorrentes, sendo pequena a vantagem para a Record.

Diferença entre Globo e concorrentes

Entre 2019 e 2022, a Record recebeu cerca de R$ 200 milhões por campanhas publicitárias realizadas sob Bolsonaro, pela Secom e ministérios, enquanto, no mesmo período, as emissoras da Globo ganharam R$ 189 milhões e o SBT recebeu R$ 169,35 milhões. Os valores são sem ajuste pela inflação.

Questionada pela Folha sobre a divisão dos recursos de publicidade, a Secretaria informou que “os grupos mencionados” possuem diferentes números de veículos, além de destacar que o portal está em constante atualização.

A Secom não esclareceu ao jornal o critério que utiliza para direcionar os recursos de TV, no entanto, afirmou que “não são arrazoados os comparativos feitos pela Folha” e que usa “normativos e estudos técnicos apresentados pelas agências” como critérios., como audiência, segmento, cobertura, entre outros.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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