Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Glossário cripto: tipos de negociação

23/02/2020 - 13:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Para muitos novatos do setor cripto, jargões da indústria podem ser uma grande barreira. Isso acontece àqueles que esperam lucrar com criptoativos. Confira muitos dos termos mais utilizados no universo cripto em relação aos tipos de negociação (Imagem: Freepik/vectorpouch)

Parte 1 / Parte 2

Tipos de negociação

Ordem de mercado (“market order”)

Uma ordem de mercado acontece quando você faz um acordo com uma corretora para vender e comprar, imediatamente, certa quantia de um ativo ao melhor preço disponível.

Dependendo do tamanho de sua ordem e do volume de negociação na corretora, isso pode acabar te oferecendo um preço extremamente abaixo do ideal, apesar de permitir que você realize sua negociação imediatamente.

Ordem com limites (“limit order”)

Uma ordem com limites é um acordo que você faz com uma corretora para realizar uma negociação a apenas um determinado ou melhor ponto de preço. Se esse ponto de preço nunca for atingido, sua ordem pode nunca ser executada.

Ordens com limites também permitem que você configure um limite de tempo para a ordem, após a qual a negociação não será executada de jeito nenhum.

Você pode configurar uma ordem de “stop-loss” para se certificar que seu bitcoin será vendido imediatamente se o preço cair até um certo ponto (Imagem: Freepik)

Ordem de “stop-loss” (“stop-loss order”)

Uma ordem de “stop-loss” é a configuração para que uma corretora execute uma negociação imediatamente se um ativo atingir um ponto específico de preço.

Conforme o nome sugere, esse tipo de ordem foi criado para limitar suas perdas: se você investiu em bitcoin e você não quer perder muito dinheiro caso o ativo esteja em queda (“tanking”), você pode configurar uma ordem de “stop-loss” para se certificar que seu bitcoin será vendido imediatamente se o preço cair até um certo ponto.

Ordem de “take-profit” (“take-profit order”)

Uma ordem de “take-profit” é o contrário da ordem de “stop-loss”: enquanto esta é usada para configurar o limite de perdas, a ordem de “take-profit” é usada para assegurar os lucros.

Quando esse tipo de ordem de limite é configurada com uma corretora, você vai ter seu ativo vendido imediatamente se o valor atingir determinado preço.

Negociações em mercado de balcão (“OTC — over-the-counter — trades”)

Negociações em mercado de balcão se referem a como indivíduos de alto poder aquisitivo e investidores institucionais fazem suas grandes negociações: usam um corretor que está diretamente vinculado a uma empresa disposta a comprar ou vender determinado ativo a um preço específico.

Isso é feito para evitar a perda de dinheiro ao executar uma negociação tão grande que movimenta o mercado — mas as assimetrias específicas de informação envolvidas nesse tipo de negociação facilitam a possibilidade de erro, que podem acabar compensando as possíveis vantagens da negociação em mercado de balcão.

A corretora SFOX fornece alguns algoritmos de negociação que ajuda investidores a executarem melhor suas ordens de oferta (Imagem: SFOX.com)

“Gorilla trades”

“Gorilla trades” são um algoritmo de negociação da corretora SFOX, criado para executar grandes negociações sem acidentalmente movimentar o mercado.

Esse método de negociação busca pela melhor forma de realizar uma grande ordem ao apenas mostrar pequenas partes dela no livro de oferta, evitando que seja “atropelada” por outra ordem no livro.

“Polar bear trades”

“Polar bear trades” são outro algoritmo de negociação da SFOX, criado para otimizar o preço em ordens maiores. É uma ordem oculta que automaticamente negocia no topo do livro de oferta quando atingir o preço-limite configurado.

Esse método é útil quando há “thin spread” (quando há uma lacuna entre os preços de compra e venda) e pequenas quantia no topo do livro de oferta.

“Sniper trades”

“Sniper trades” são outro algoritmo de negociação da SFOX, uma ordem oculta com otimização de velocidade.

Esse algoritmo é útil para conseguir rapidamente o melhor preço possível de uma grande ordem, conforme você gostaria quando os mercados estão relativamente voláteis e você está preocupado sobre a queda drástica dos preços.

“Time-weighted average price (TWAP) trades”

Negociações de preço médio ponderado por tempo são outro algoritmo da SFOX. É um método mais sofisticado de calcular a média do custo do dólar, permitindo que você especifique n (quantia de criptoativos), t (quantidade de horas) e p (preço médio) para a compra ou venda de um ativo.

Invista com cuidado

É fácil ficar ansioso por conta do hype dos criptoativos e mergulhar de cabeça em uma negociação sem entender direito o que você está fazendo. Isso leva apenas à loucura: se você está dando um tiro no escuro, atingir o alvo vai ser algo raro e completamente acidental.

Aproveite a febre cripto como uma oportunidade de aprender sobre conceitos e estratégias que sustentam um bom investimento. Ao se armar de cada vez mais conhecimento, você conseguirá aproveitar as oportunidades nesse novo setor sem tomar riscos desnecessários.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/02/2020 - 1:28