BusinessTimes

GM e Ford se preparam para divulgar resultados a investidores céticos

21 out 2022, 12:39 - atualizado em 21 out 2022, 12:39
GM
A GM divulga balanço na terça-feira (Imagem: Facebook/General Motors)

A General Motors e a Ford esperam que os seus resultados, que serão divulgados na próxima semana, convençam investidores céticos de que seus esforços de uma década conseguiram liberá-los do ciclo econômico dos Estados Unidos.

“Embora não tenha ocorrido uma erosão significativa na demanda automotiva até agora este ano, a fraqueza em 2023 parece cada vez mais provável”, avaliam analistas da Berenberg.

A GM divulga balanço na terça-feira. A Ford, na quarta-feira, após alerta a investidores de que os resultados do terceiro trimestre ficarão abaixo das expectativas por causa de problemas na cadeia de suprimentos e logística.

Em 19 de setembro, a Ford disse que os lucros do terceiro trimestre serão afetados por problemas na cadeia de suprimentos e inflação de custos de peças. A varejista de carros usados ​​CarMax alertou em 29 de setembro sobre a diminuição da demanda.

Wall Street não esperaram para agir diante do cenário potencial de que a demanda por carros está finalmente entrando em uma desaceleração cíclica há muito atrasada.

As ações da Ford caíram 19% desde o alerta e perderam mais da metade de seu valor desde que atingiram a máxima de 52 semanas em 13 de janeiro.

Os papéis da GM caíram 19% desde 19 de setembro. Este mês, caíram abaixo de 33 dólares, o preço do IPO pós-recuperação de 2010.

As ações da Tesla, a montadora mais valiosa do mundo, caíram na quinta-feira depois que a empresa alertou que pode não atingir sua meta anual de aumentar as entregas de veículos em 50% ou mais.

Ford
As ações da Ford caíram 19% desde o alerta e perderam mais da metade de seu valor desde que atingiram a máxima de 52 semanas em 13 de janeiro (Imagem: Shutterstock/Nick Shoe)

Até agora, nem a GM nem a Ford cortaram projeção de lucro para o ano inteiro. Executivos de ambas disseram que a demanda continua forte e os estoques ainda estão muito mais baixos do que no passado. Estoques apertados permitiram que as montadoras de Detroit reduzissem as despesas com descontos e marketing.

Steve Carlisle, chefe das operações norte-americanas da GM, disse na quarta-feira que a montadora tem apenas cerca de 20 dias de estoque nas concessionárias, em comparação com até 90 dias antes da pandemia.

“Estamos otimistas enquanto olhamos para o resto deste ano”, disse Carlisle na conferência Reuters Automotive USA em Detroit. “Do ponto de vista de vendas, tivemos um terceiro trimestre muito bom. Estamos otimistas. Mas é muito dinâmico.”

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.