Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Goldman Sachs: PIB global será um dos piores em 40 anos, mas sem recessão (ainda)

Márcio Juliboni
17/03/2020 - 16:43
Ásia Coronavírus Mercados Máscaras
Viés de baixa: Goldman Sachs admite que, se tiver de rever projeção do PIB global, será para cortá-la (Imagem: Reuters/Aly Song)

O Goldman Sachs reviu sua previsão para o crescimento do PIB global neste ano. A boa notícia é que o banco não enxerga uma recessão global causada pela pandemia de coronavírus. A má é que ela não está descartada pela instituição.

Jan Hatzius, Daan Struyven e Ronnie Walker, que assinam o relatório, estimam que a economia mundial crescerá apenas 1,25% neste ano, por causa da crise gerada pelo vírus. A previsão é uma média de 40 países acompanhados cotidianamente pelo banco.

Embora seja um número positivo e os especialistas não tenham uma definição clara sobre o que é uma recessão, os analistas afirmam que essa projeção poderia se candidatar a essa classificação, já que seria o terceiro pior resultado nos últimos 40 anos.

“De fato, o 1,25% seria o terceiro ano mais fraco das últimas quatro décadas – não tão ruim, quanto as recessões encerradas em 1982 e 2009, mas pior que as suaves recessões de 1991 e 2001”, afirma o relatório.

Pessimismo

Por ora, o trio acredita que a queda do PIB mundial se concentre no primeiro semestre, o que permitiria uma certa recuperação a partir de julho. Os analistas advertem, contudo, que a tendência é que projeção seja revista para baixo.

Isto porque, o Goldman Sachs explica que o cálculo não considera uma eventual paralisação da economia dos EUA e de alguns importantes países da Europa. Os últimos desdobramentos da pandemia, porém, mostram que esse cenário pode ocorrer.

Além disso, o banco espera que os casos de contaminação atinjam um pico em abril, a partir do qual, a pandemia comece a recuar.

A estimativa é baseada nas curvas da China, Japão e Coreia do Sul, mas o Goldman Sachs admite que é difícil prever se os países ocidentais serão capazes de conter o coronavírus com a mesma velocidade que os asiáticos.

Última atualização por Márcio Juliboni - 17/03/2020 - 16:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web