Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Governo central tem déficit primário de R$ 39,4 bi em maio, maior que o esperado

29/06/2022 - 15:40
Imagem conceitual mostra mãos protegendo pilhas de moedas
No acumulado de janeiro a maio, o saldo nas contas públicas ainda está positivo em 39,213 bilhões de reais (Imagem: Envato Elements)

O governo central registrou um déficit primário de 39,356 bilhões de reais em maio, divulgou o Tesouro nesta quarta-feira.

O dado, que reúne contas do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, veio pior que a projeção do mercado, de déficit de 30,3 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas.

No acumulado de janeiro a maio, o saldo nas contas públicas ainda está positivo em 39,213 bilhões de reais, contra superávit de 19,906 bilhões de reais em igual período de 2021.

O governo prevê que as contas fecharão o ano com déficit 0,6% do PIB.

As receitas públicas acumulam alta real de 10,9% no ano, com destaque para o aumento de 25,8% das receitas não-administradas, fortemente concentradas na arrecadação de royalties de petróleo, que tem subido diante da alta da commodity em meio às restrições de oferta trazidas pela guerra na Ucrânia.

Já as despesas subiram 5,9% nos primeiros cinco meses do ano, impactadas, de um lado, pela mudança de calendário no pagamento de benefícios previdenciários, e por outro pela queda das despesas associadas ao combate à Covid-19 e com pessoal.

(Atualizada às 15:45)

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Última atualização por Vitória Pitanga - 29/06/2022 - 15:52

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto