Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Governo e oposição instauram parlamentos rivais na Venezuela após eleição contestada

05/01/2021 - 20:47
Partido Socialista da Venezuela
No dia 26 de dezembro, o parlamento controlado pela oposição aprovou um estatuto para estender seu mandato para 2021 (Imagem: REUTERS/Fausto Torrealba)

O Partido Socialista que governa a Venezuela instaurou, nesta terça-feira, um novo Parlamento controlado pelos aliados do presidente Nicolás Maduro, enquanto a oposição empossou um comitê rival de legisladores em uma sessão virtual, após as contestadas eleições de 6 de dezembro.

A oposição, liderada por Juan Guaidó, boicotou as eleições, consideradas amplamente como fraudulentas pelos adversários de Maduro e por muitos outros governos do Ocidente.

No dia 26 de dezembro, o parlamento controlado pela oposição aprovou um estatuto para estender seu mandato para 2021.

Mas foram os parlamentares do Partido Socialista e seus aliados que ocuparam fisicamente o palácio do Legislativo nesta terça-feira, marchando em direção a ele a partir de uma praça próxima, levando fotos do ex-presidente Hugo Chávez e do fundador do país, Simon Bolívar.

A mudança marca uma consolidação formal do poder para Maduro, que no início de 2019 parecia vulnerável enquanto os Estados Unidos e dezenas de outros países reconheceram Guaidó como o líder legítimo da Venezuela.

“Vocês são exemplos para o mundo de como a democracia deveria ser exercida”, disse Jorge Rodriguez, ex-ministro da Informação e que foi nomeado presidente da nova Assembleia Nacional, dirigida pelos socialistas, enquanto empossava 227 parlamentares. “Estamos aqui por mandato constitucional”.

A cerimônia marcou o final simbólico da luta de cinco anos da oposição para enfraquecer Maduro, após uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares de 2015.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 05/01/2021 - 20:47

Cotações Crypto
Pela Web