CryptoTimes

Growth Tech e RKM realizam o primeiro registro de compra e venda de imóveis em blockchain da História

20 ago 2020, 9:05 - atualizado em 20 ago 2020, 9:16
Growth Tech e RKM Engenharia foram responsáveis pelo primeiro registro em blockchain de imóveis com a tecnologia blockchain da História (Imagem: Freepik/wayhomestudio)

Growth Tech, pioneira startup na prestação de serviços cartorários baseados na tecnologia blockchain, e a RKM Engenharia, construtora de imóveis residenciais em Belo Horizonte e Nova Lima, no estado de Minas Gerais, registraram, pela primeira vez na História do mercado imobiliário, dois contratos de compra e venda de apartamentos entre a construtora e seus clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os imóveis, estimados em R$ 1,5 milhão cada, são os primeiros registrados com o uso da tecnologia que dá vida a moedas digitais. Assim, essa é uma mudança importante de paradigma para o mercado.

“O registro no blockchain permite uma relação mais transparente entre todas as partes, desde o comprador até as securitizadoras, que passam a ter a garantia de que todos os compromissos de compra e venda de fato existem”, afirma Hugo Pierre, fundador da Growth Tech.

Ele explica que todo o processo foi realizado através de um aplicativo para celular. “Assim, a assinatura e o registro foram concluídos e registrados rapidamente, com eficiência e segurança”, reforça ele.

Para que o registro seja bem-sucedido, todas as partes envolvidas precisam ter identidades digitais criadas na plataforma, com dados cadastrais, biométricos e faciais com dados oficiais governamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Há também uma ‘prova de vida’ e isso garante a legitimidade da transação e do registro”, explica Hugo.

A RKM deseja continuar registrando os imóveis em blockchain para avançar ainda mais no processo de digitização do negócio.

“Em novembro, teremos o lançamento de um novo empreendimento em Nova Lima e vamos registrar todos os contratos deste novo empreendimento no blockchain”, afirma Rodrigo Junqueira, diretor financeiro da RKM Engenharia.

A pandemia impulsionou o processo de digitização e estima-se que 5% da receita anual de empresas, ou seja, US$ 907 bilhões, seja investido nesse processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que “digitização” e “digitalização” são termos diferentes: uma é a total integração do negócio no ecossistema digital, abandonando estruturas físicas para atuar exclusivamente no ambiente digital, enquanto a outra faz o processo de migração de um negócio do meio físico para o digital.

A Growth Tech deseja construir um ecossistema imobiliário integralmente virtual, desde a busca pelo imóvel à formalização de contratos.

A startup também foi responsável por fornecer a ferramenta que tornou possível a assinatura do Código de Autorregulação para criptoativos do último dia 13, impulsionado pela Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
Linkedin Site
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
Linkedin Site
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar