AgroTimes

Grupos indígenas pedem perdão de dívidas soberanas de países da Amazônia por preservação da floresta

05 set 2022, 19:07 - atualizado em 05 set 2022, 19:07
Amazônia Floresta
Entre os países amazônicos, Brasil, Equador e Colômbia estão sobrecarregados por dívidas soberanas significativas (Imagem: Unsplash/ @marcocm)

Grupos indígenas de toda a bacia amazônica pediram, nesta segunda-feira, que instituições financeiras perdoem as dívidas soberanas dos países sul-americanos que compõem a floresta amazônica, em troca de compromissos de preservação do meio ambiente.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e sua preservação é considerada fundamental para evitar os impactos mais catastróficos das mudanças climáticas.

O pedido vem de um relatório publicado esta semana liderado pela Coica, uma organização de grupos indígenas que vivem na Amazônia em nove países diferentes.

“O acordo é perdoar a dívida existente em troca de compromissos para acabar com o extrativismo industrial e promover a preservação em áreas prioritárias, territórios indígenas e áreas protegidas”, segundo o relatório.

Ao vincular as obrigações de dívida de governos com as metas climáticas internacionais relacionadas à floresta amazônica, a iniciativa da Coica coloca a preservação na dianteira das discussões sobre renegociação de dívidas.

A Coica pretende preservar 80% da Amazônia até 2025, uma meta que descreve como ainda possível, apesar dos crescentes níveis de desmatamento nos últimos anos.

Embora a Amazônia seja escassamente povoada, a região tem um valor econômico significativo, especialmente com a extração de petróleo no Equador e na Colômbia e a mineração irregular de ouro no Brasil, Peru e Bolívia.

“Essas dívidas (soberanas) adquiridas estão previstas para serem pagas com recursos encontrados em territórios indígenas da Amazônia, como petróleo, mineração e outros”, disse o vice-coordenador da Coica, Tuntiak Katan, do Equador.

Entre os países amazônicos, Brasil, Equador e Colômbia estão sobrecarregados por dívidas soberanas significativas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.